Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Réplica de antiga Catedral de Palmas será construída no Bairro Divino

PALMAS

Geral

por redação

Publicidade

No próximo dia 20 de outubro estará ocorrendo a solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da nova igreja do Bairro Divino, em Palmas, Paraná. O ato ocorrerá durante celebração eucarística a ser celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom José Antonio Peruzzo, às 10h00 da manhã no Centro Comunitário da Capela do Divino Espírito Santo.

A proposta é construir uma réplica da Igreja do Senhor Bom Jesus, que foi construída no início do século passado(1917) e demolida em meados da década de 70 no centro da cidade para dar lugar a atual Catedral. Mesmo tendo passado longo tempo, o fato da substituição Igreja ainda é motivo de lembrança, memória e  até mesmo de constestações por uma grande parcela de Católicos de Palmas e da região que conheceram a antiga igreja e que agora poderão ter reconstituído todo o contexto religioso, histórico e cultural através da construção da réplica.

Conforme o tesoureiro do Conselho da Capela do Divino, Jeferson Dalló, várias tem sido as manifestações de apoio e incentivo. “Temos recebido o apoio e até sinal de ajuda de muitas pessoas não só do bairro mas de toda a cidade de Palmas”, contou.

Publicidade
Publicidade

Conforme Dalló, outra iniciativa é permitir a todos os palmenses que desejarem, escrever mensagens que estarão sendo lacrados no interior da pedra fundamental para que sejam abertos daqui a 50 anos, ou seja em 2063. As mensagens poderão ser levados já no jantar que ocorrerá na noite de sábado(19)quando será servida macarronada com galeto ou no domingo pela manhã na Santa Missa. Todas as mensagens serão colocadas em um recipiente e lacrados no interior da pedra fundamental.

Dalló  também informou que a atual diretoria da Capela já está resgatando utensílios e materiais que foram retirados da antiga igreja para que façam parte da réplica.“Todas as janelas da antiga igreja serão utilizadas. Já temos também  o confessionário e outros móveis antigos para serem novamente utilizados”, disse ele. Explicou que a idéia e fazer o lançamento da pedra e gradativamente, dentro das possíbilidades financeiras da comunidade,  dar seguimento para a execução do projeto da réplica da igreja.

Publicidade
Publicidade

Publicidade