Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Rádio: adaptado às novas tecnologias e com credibilidade em alta

Pesquisa da Kantar/Ibope aponta que 80% dos brasileiros em 13 regiões ouvem rádio.

Geral

por Guilherme Zimermann

club_1
Publicidade

Estudo da Kantar/Ibope divulgado nesta semana aponta que 80% dos brasileiros, em 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio, o que representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio. Do total de ouvintes, 71% afirmaram que ouvem rádio em casa, 24% no carro, 10% em outros locais, 8% no trajeto e 2% no trabalho. A Região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio.

A pesquisa indica que 80% dos ouvintes acompanharam o rádio através de um receptor comum, 25% pelo celular, 4% por outros equipamentos e 3% pelo computador. Na comparação com o mesmo período (trimestre abril a junho), o consumo de rádio via celular em 2020 representava 23%.

A Kantar também detalhou o consumo do rádio através da internet. Hoje, o tempo médio diário dedicado é de 2 horas e 44 minutos entre os ouvintes de rádio via web. A pesquisa indica que 10% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisas ouviram rádio web nos últimos 30 dias (trimestre abril a junho de 2021).

Publicidade
Publicidade

Ainda sobre os ouvintes via web, 66% afirmam ter ouvido rádio pelo celular, 37% pelo computador e 8% em outros equipamentos. E o pico de audiência é no período da manhã, nas faixas das 09h-10h e 10h-11h. Também há uma evolução no consumo via computador entre 13h e 17h e no celular entre 18 e 21h.

Um dos destaques da apresentação foi sobre a credibilidade do rádio. Segundo a pesquisa, houve um avanço de 43% entre 2020 e 2021, com 69% dos entrevistados afirmando que confiam no rádio para se manter informados. Para se ter uma ideia do avanço, o percentual no ano passado era de 48% e de 49% em 2019.

O levantamento Inside Radio 2021 também aponta os formatos de propaganda em áudio que o entrevistado diz lembrar de ter ouvido nos últimos 30 dias, o que aponta a força do famoso “break / intervalo comercial”): 30% respondeu para comerciais no rádio entre os programas e as músicas, 20% para ações publicitárias feitas por locutores durante os programas de rádio, 19% para promoções na programação da emissora, 17% lembram de anúncios inseridos na playlist do aplicativo que esta ouvindo, 9% afirmam lembrar de anúncios feitos enquanto ouvem podcasts e, por fim, 8% para propaganda na abertura do player no site da emissora de rádio.

Os ouvintes pesquisados também responderam sobre os formatos de propaganda em áudio que mais prestam a atenção e, novamente, a importância do break aparece nos números: 50% prestam mais atenção nos comerciais no rádio entre programas e as músicas, 28% para promoções na programação da emissora, 26% em ações publicitárias feitas por locutores durante os programas de rádio, 21% em anúncios inseridos na playlist do aplicativo em que está ouvindo e, por fim, 10% para anúncios feitos enquanto se ouve podcast.

Publicidade
Publicidade

Fonte: tudorádio.com

Publicidade