Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Proposta inicial do aeroporto regional é formalizada em Brasília

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Uma comitiva com lideranças e representantes políticos da região esteve nesta terça-feira (24) em Brasília para discutir a proposta do aeroporto regional. O grupo participou de uma audiência na Secretaria de Aviação Civil (Sac), do governo federal, e formalizou o desejo da construção do aeroporto, apresentando uma proposta inicial já elaborada pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).

O encontro também serviu para reforçar o andamento do processo do aeroporto junto a Sac, que está contratando os estudos de viabilidade da obra para então elaborar os projetos e buscar recursos. “É um processo bastante complexo, mas estamos otimistas e empenhados em fazer este projeto andar e futuramente ter uma alternativa rápida e barata de transporte para o Sudoeste”, analisou o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, após a reunião.

[Grupo RBJ de Comunicação] Proposta inicial do aeroporto regional é formalizada em Brasília — Comitiva da Amsop com deputados, prefeitos e técnicos do Estado participou de audiência na Sac para formalizar a proposta do aeroporto regional. Foto de divulgação
Comitiva da Amsop com deputados, prefeitos e técnicos do Estado participou de audiência na Sac para formalizar a proposta do aeroporto regional. Foto de divulgação

Presenças

Os prefeitos de Renascença – onde está o sítio em que o aeroporto deverá ser construído – Lessir Bortoli, de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, de Salto do Lontra, Mauricio Bau, e de Barracão, Marco Zandoná também acompanharam a audiência, além dos deputados federais Assis do Couto, Osmar Serraglio e Leandre Dal Ponte e do estadual Wilmar Reichembach. O deputado João Arruda esteve representado.

Publicidade
Publicidade

A comitiva foi recebida pelos coordenadores de Estudos e Projetos da Sac, Marcio Fernandes, e do Departamento de Aeroportos Regionais, Teotonio Ko Freitag. Técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística do governo do Estado, que está acompanhando a tramitação do processo do aeroporto, também participaram do encontro, junto com o vice-prefeito e secretário de Planejamento de Francisco Beltrão, Antonio Pedron.

Projeto de médio prazo

Frank Schiavini considerou a reunião produtiva e afirma que, apesar de não ser um projeto de execução imediata, precisa ter andamento. “Ter um aeroporto adequado é uma questão básica de desenvolvimento regional. Nos próximos meses já teremos uma linha área operando em Pato Branco, mas também precisamos pensar projetos de médio e longo prazo que atendam as necessidades logísticas da região”, explica.

Área em Renascença

Publicidade
Publicidade

Um estudo técnico contratado pela Amsop há dez anos avaliou uma série de locais no Sudoeste para a construção do aeroporto regional. A partir de dados e informações técnicas, o levantamento apontou uma área às margens da PR-280, no interior de Renascença, como a melhor para construção do aeroporto. Agora, a Prefeitura do Município estuda a declaração da área como de utilidade pública para agilizar o processo.

[Grupo RBJ de Comunicação] Proposta inicial do aeroporto regional é formalizada em Brasília — Comitiva do Sudoeste reunida com a direção da SAC (Secretaria de Aviação Civil). Foto de divulgação
Comitiva do Sudoeste reunida com a direção da SAC (Secretaria de Aviação Civil). Foto de divulgação

 

Publicidade