Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Proposta de divisão do IFPR pode afetar Campus Palmas

Ministério da Educação pretende criar dez "novos" Institutos Federais de Educação. IFPR pode ser dividido em dois.

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

IFPR_aerea
Foto: Arquivo/IFPR Palmas
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) pretende dividir a estrutura atual do Instituto Federal do Paraná (IFPR), criando uma “nova” instituição. A proposta, no entanto, não prevê a criação de novos cursos, nem ampliação no número de vagas para estudantes. Caso se confirme a intenção do governo, o Campus Palmas pode ser um dos afetados.

Em entrevista à Rádio Club nesta quinta-feira (16), o diretor geral do Campus Palmas, Roberto Bianchi, relatou que no dia 30 de agosto, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, convocou uma reunião com reitores de dez Institutos Federais, dentre eles o do Paraná, para tratar sobre uma proposta de reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ouça no player abaixo:

Na ocasião, foi apresentado o projeto de divisão e criação de dez novos institutos federais. Porém, conforme Bianchi, não é prevista a criação de novos cursos, nem aumento de vagas, sendo apenas a criação de dez novas reitorias. Cada reitoria deverá custar em torno de R$ 8 milhões ao ano dentro da estrutura do Ministério da Educação.

Publicidade
Publicidade

A proposta do Ministério para o Paraná é a divisão do Estado em duas partes: Leste e o Oeste. A parte Leste permaneceria como Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a parte Oeste passaria a compor o Instituto Federal Paranaense (IFP). No organograma apresentado pelo MEC, o Campus Palmas integraria essa “nova” instituição, cuja reitoria seria instalada no Norte do Estado, o que envolve uma disputa entre Londrina e Maringá, cidade que não conta com nenhuma unidade do Instituto Federal, mas que poderá contar com R$ 50 milhões para a construção e instalação da reitoria.

[Grupo RBJ de Comunicação] Proposta de divisão do IFPR pode afetar Campus Palmas — Proposta de divisão apresentada pelo Ministério da Educação
Proposta de divisão apresentada pelo Ministério da Educação

Para Bianchi, essa proposta é inviável para o Campus Palmas, seja pela distância com a região Norte, seja pelas diferentes características geográficas, sociais e econômicas entre as regiões. Diante disso, destaca o diretor que a reitoria do IFPR apresentou uma contra proposta ao MEC, com uma outra divisão da instituição, entre Norte, que abrangeria 13 unidades e comporia o Instituto Federal Paranaense, e Sul, com 16 campi e centros de referência, e que continuaria como IFPR.

[Grupo RBJ de Comunicação] Proposta de divisão do IFPR pode afetar Campus Palmas — Proposta de divisão apresentada pela reitoria do IFPR
Proposta de divisão apresentada pela reitoria do IFPR

Segundo o diretor, há ainda uma terceira proposta, que prevê três Institutos Federais no Paraná: um na região Norte, outro no Sul e o terceiro abrangendo Sudoeste e Oeste do Estado, onde, inclusive, o Campus Palmas seria candidato a sediar a reitoria. No entanto, reconhece que essa possibilidade é remota, uma vez que a cidade de Cascavel seria concorrente direta de Palmas na disputa pela reitoria, apresenta melhores condições políticas e de infraestrutura.

Apesar da intenção do governo, a maioria da comunidade interna do IFPR, composta por alunos, professores e técnicos administrativos, se manifesta contrariamente ao modelo de divisão apresentado, defendendo um amplo debate, com todos os segmentos envolvidos e a garantia da permanência de pontos garantidos pela Lei de criação dos Institutos Federais, como a eleição direta de reitores e diretores de campi.

Publicidade