Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Prefeitos querem audiência com secretário sobre São Francisco

GeralSaúde

por redação

Publicidade

Uma audiência com o secretario de Estado da Saúde Michele Caputo Neto na próxima semana deve ser decisiva para as negociações finais entre os municípios da microrregião de Francisco Beltrão e a direção do Hospital São Francisco sobre o atendimento pelo SUS. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (29) em encontro envolvendo lideranças que representam a saúde na região.

Durante o encontro a questão que envolve a possibilidade de descredenciamento junto ao SUS por parte do hospital São Francisco foi bastante discutida sem uma posição final. Agora a comissão quer maior comprometimento do Estado para fechar acordo com direção do hospital. Entre os itens que barram o entendimento está o incremento nos valores repassados mensalmente ao hospital para fazer o atendimento dos pacientes e solicitação de alguns aparelhos. A direção do hospital entende que o volume é pouco, e por outro lado os prefeitos têm dificuldade em aumentar o repasse.

Para a audiência serão levadas informações obtidas no atendimento da microrregião de Francisco Beltrão, assim como da microrregião de Pato Branco e de outras regionais. Vão compor a comissão prefeitos e vereadores da AcamsopM13, técnicos da 7ª e 8ª regional de saúde, assim como representantes do Cresems, ARSS e secretários municipais de saúde.

O presidente da comissão de saúde da Amsop Cezar Bueno explica que a questão vem sendo discutida há algum tempo. “No dia 9 de abril enviamos proposta com aval do Ministério Público e após análise da direção tivemos essa contraproposta no dia 15 de abril. Agora vamos para audiência com secretário e após teremos um outro encontro decisivo aqui na Amsop sobre essa questão”, adiantou Bueno.

Publicidade
Publicidade

Neste encontro serão convidadas a comissão de saúde da Amsop e Acamsop, diretores e sócios do hospital São Francisco, além de coordenadores do Cresems, ARSS, Ministério Público e lideranças de saúde na região.

Publicidade