Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Portadores de Hanseníase recebem tratamento em Palmas

Palmas

Saúde

por redação

Publicidade

Foi realizada na última semana, a campanha de Conscientização sobre a Hanseníase no Paraná. A campanha teve por objetivo incentivar a população a prestar atenção no sintomas da Hanseníase, visto que a maioria dos casos registrados no estado, são diagnosticados em estágio avançado.

Em Palmas, foram registrados 5 casos no ano de 2012 e outros dois em 2013. Em todos é adotado o esquema  de tratamento multibacilar, que consiste no tratamento de 12 meses, com doses diárias de medicamento.

A Hanseníase, conhecida popularmente como Lepra, é uma doença infecto contagiosa, causada pelo Bacilo de Hansen,que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo humano. Não é hereditária, tem cura sendo que o  tratamento é feito em ambulatório.

Os sintomas mais comuns da Hanseníase são manchas esbranquiçadas, violáceas, castanhas ou avermelhadas no corpo, com diminuição de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao tato. A área fica como se estivesse anestesiada, dormente ou com formigamento, nódulos avermelhados e/ ou pele infiltrada (edemaciada).

Publicidade
Publicidade

O contágio se dá através da convivência da pessoa sadia com o doente sem tratamento através das vias respiratórias. O doente em tratamento correto não transmite mais a doença, já que os medicamentos bloqueiam a transmissão do bacilo causador da doença.

Uma das medidas de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença. Quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que convivem com os portadores desta doença.

Publicidade