Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de março de 2025
Rádios
Publicidade

Palmas discute alterações do zoneamento urbano

GeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Na próxima terça-feira(20), às 19h00, na Câmara Municipal,  será realizada  mais uma   audiência pública para apresentação e avaliação dos impactos econômicos e sociais das propostas de mudanças na Lei do Uso e Ocupação do Solo e a Lei do Zoneamento Urbano de Palmas, sul do Paraná.

Uma das propostas é que seja ampliada para a área de serviço a região localizada entre a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, ruas Armindo Saldanha, Padre Aquiles Saporiti, Orvalina de Oliveira Mello, quarteirões onde se localizam a Lottus e o Villa, atualmente é uma área residencial. Caso seja aprovada a mudança permitirá o funcionamento de estabelecimentos desse gênero e de serviços.

Define as áreas localizadas às margens da Rua dos Caigangues (da palavra original: Kaingang) entre a Rua Sete de Setembro até a rodovia PRC 280 como toleradas para fins industriais dos tipos (1, 2 e 3) e estabelecimentos comerciais de material de construção, de veículos e acessórios, oficina mecânica, borracharia e boate.

Além disso, altera para áreas para fins de uso comunitário, onde passará a ser tolerada a instalação de templos e igrejas,  em ruas caracterizadas como coletoras para o  sistema viário principal. Exemplo: Coronel José Osório, Rua dos Caigangues e todas as transversais não importando se estão áreas residenciais, comerciais ou industriais. Ficam excluídas  da possibilidade de instalação, como  por exemplo,  as Rua 7 de Setembro, Avenida Getúlio Vargas, Capitão Paulo de Araújo e Parigot  de Souza e no Parque industrial.

A instalação de estabelecimentos comerciais e de serviços em geral passará a ser tolerado também nas área residenciais adjacentes ao centro, estabelecidas na ZR (Zona Residencial) 2. A outra proposta prevê a criação de um loteamento de habitação social, em parte do Bairro Serrinha, próximo da AABB.

Outra mudança proposta é a permissão para desmembramentos de lotes às margens da Avenida Getúlio Vargas, localizados entre o semáforo da Capitão Paulo de Araújo ao trevo da Sudatti, na PR 449. Com a mudança, será possível o desmembramento de lotes de 900 metros quadrados para o máximo de dois de 450 metros. Até então, apenas lotes com metragem mínima de 2000 metros poderiam ser desmembrados em no máximo em duas unidades.

Também prevê a inclusão da atividade prática de esportes em ambientes fechados na legislação do Plano Diretor que determina o zoneamento para a instalação de “Comércio e serviço de bairro – academia, agência bancária, choperia, pizzaria, churrascaria, petiscaria, escritório administrativo, joalheria, estabelecimento de ensino de cursos livres, laboratórios de análises clínicas, radiológicos e fotográficos, lavanderia, restaurante, roticeria”.

As propostas de alterações orientam que as instalações de qualquer empreendimento ocorrerão a partir dos conceitos de Permitido (garantido automaticamente pela Lei) e Tolerado, (deverá haver uma apreciação  prévia  que autorizará  ou não o empreendimento pretendido).

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas discute alterações do zoneamento urbano — quadro_um
quadro_um

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade