Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de maio de 2024
Rádios
Publicidade

Moradores de Pato Branco definem área para implantação da estação de tratamento de esgoto

GeralSaúde

por redação

Publicidade

A nova Estação de Tratamento de Esgoto de Pato Branco já tem local definido para sua implantação. A escolha foi feita na noite desta quinta-feira (28) pelos moradores da cidade durante audiência pública realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Prefeitura Municipal, no Bairro Fraron.

Durante os estudos preliminares foram definidas três áreas possíveis para a instalação da unidade de tratamento. Depois que foram apresentadas as condicionantes, as variáveis e os impactos que podem acontecer em cada uma das áreas propostas, os cerca de 80 participantes escolheram a terceira alternativa, localizada a cerca de 2 mil metros da comunidade Passo da Pedra, indo na direção da comunidade de Santa Cruz. O local definido por unanimidade é o que oferece o menor impacto possível para os moradores circunvizinhos.

O prefeito Augustinho Zuchi, que abriu os trabalhos da audiência, destacou a importância da obra para a cidade e dos grandes investimentos que serão necessários para a mudança do local da atual estação. “Sabemos dos esforços que estão sendo direcionados pela Sanepar neste projeto que, junto com a ampliação das redes coletoras previstas, deve elevar o índice de atendimento da cidade para mais de 90%”.

FASE DE PROJETO – O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, informou que a partir de agora, a Sanepar inicia a fase dos projetos técnicos e a busca de recursos para a transferência da unidade de tratamento. Também vai realizar os estudos necessários e as alternativas mais adequadas para coletar o esgoto dos bairros São Francisco, São Luiz, Vila Isabel, Parque do Som e Piccolo. Pelo cronograma, os projetos devem levar dois anos para serem concluídos. A previsão inicial é de que em maio de 2017 inicie o processo de licitação das obras. A ampliação do sistema deve atender mais de 110 mil moradores da cidade.

Publicidade
Publicidade

Até que a nova estação entre em operação, a Sanepar vai executar melhorias na atual unidade de tratamento (ETE Ligeiro) para diminuir a incidência de odores, principalmente, em períodos de inversão térmica. “Após a conclusão das obras, a área que abriga a ETE Ligeiro será totalmente descaracterizada e a área poderá ser colocada à venda”, disse o gerente.

Publicidade
Publicidade