Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Ministério Público cobra adequações nos quadros de servidores de 13 municípios do sudoeste

SUDOESTE

Política

por redação

Publicidade

Os órgãos da Administração Pública de 13 municípios da Região Sudoeste do Paraná terão até o dia 31 de janeiro para promover adequações no quadro de servidores. Os ajustes, estabelecidos pelo Ministério Público do Paraná, referem-se ao número de funcionários com cargos em comissão, à contratação de parentes (nepotismo) e à manutenção de procuradores municipais não concursados.

As promotorias de Justiça de Realeza, Ampére, Salto do Lontra e Marmeleiro, comarcas que envolvem outros nove municípios, expediram, em conjunto, 81 Recomendações Administrativas em dezembro. A expectativa é de que os municípios adotem medidas para se adequarem às regras constitucionais e legais, em especial as previstas nos incisos do artigo 37 da Constituição da República, evitando, assim, o ajuizamento de ações.

Os municípios que se prontificarem a sanar as irregularidades poderão formalizar o compromisso, assinando Termos de Ajustamento de Conduta. Em relação aos demais, o Ministério Público tomará as medidas judiciais cabíveis, inclusive no que tange à responsabilização pelas irregularidades, seja no âmbito cível, administrativo, ou mesmo, no criminal.

Atuação conjunta 

Publicidade
Publicidade

A iniciativa faz parte do Plano Regional de Atuação de Combate à Corrupção, elaborado pelas promotorias de Justiça dos municípios envolvidos, que pretende estabelecer estratégias conjuntas para o tratamento de problemas comuns, em especial no que se refere ao controle da Administração Pública. Na próxima etapa do projeto, serão realizadas audiências públicas para a apresentação da proposta à sociedade, das medidas adotadas pelo MP-PR, bem como de orientações sobre como o cidadão pode dirigir às promotorias de Justiça denúncias de eventuais atos de corrupção.

As audiências ocorrerão entre os dias 10 e 14 de fevereiro, nas sedes das comarcas, com a presença dos promotores envolvidos no projeto, de representantes da imprensa e da sociedade civil organizada, além da comunidade em geral.

Veja quais municípios integram as comarcas que fazem parte do projeto:

Realeza – Realeza e Santa Izabel do Oeste (promotores de Justiça Raphael Fleury Rocha, Francisco de Carvalho Neto e Jackson Xavier Ribeiro).

Publicidade
Publicidade

Ampére – Ampére, Bela Vista da Caroba e Pinhal de São Bento (promotor de Justiça Guilherme Gomes Pedrosa Schimin).

Salto do Lontra – Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste (promotor de Justiça Heric Stilben).

Marmeleiro – Marmeleiro, Flor da Serra do Sul e Renascença (promotor de Justiça Rafael Dopico da Silva).

Publicidade