Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Jornada Jovem celebra 49 anos de evangelização em Francisco Beltrão

A celebração no domingo, sendo lembrados os que deram início à JJ: Dom Agenor Girardi, Itamar Pereira, Pe. Renê e Ledir.

GeralReligião

por Luiz Carlos

2
Publicidade

No dia 28 de janeiro de 2024 aconteceu o Jornadão, um encontro em comemoração aos 49 anos de história da Jornada Jovem no município de Francisco Beltrão, com cerca de 150 jovens. O evento teve início na parte da manhã com a santa missa presidida pelo Padre Deucir Poletti, assessor espiritual da Jornada de Beltrão, na Paróquia São José, qual fez uma linda reflexão contextualizando a história desse movimento e trazendo para os dias atuais a necessidade de buscarmos a santidade e não sermos envolvidos pelas ilusões do mundo em que vivemos, “buscar a santidade, buscar ser mais parecido com Cristo”.

Na sequência teve uma acolhida animada no centro comunitário São José – Vila Nova, e apresentação dos coordenadores paroquiais do movimento e a nova forma de trabalho que a Jornada de Francisco Beltrão terá a partir deste ano, buscando se aproximar das paróquias e servir ainda mais na comunidade.

No período da tarde a festa continuou com mais animação e alegria, o Adenilson Marcos da Silva, Reitor da Jornada de Francisco Beltrão, conduziu uma breve reflexão sobre como permanecer em Cristo nos temos atuais, levando os jovens a refletirem sobre a graça e a responsabilidade de lutar para permanecer em Cristo e ajudar na comunidade.

Também foi apresentando um teatro muito descontraído contando um pouco da História da Jornada Jovem, o primeiro retiro que ocorreu em 1972, na cidade de Lages -SC, com a participação de cerca de 40 jovens, onde a pequena semente foi plantada, qual gerou uma grande árvore com muitos frutos. De uma maneira divertida, o teatro mostrou os desafios enfrentados no início do movimento, lembrando de pessoas muito importantes para o início da Jornada como o Dom Agenor Girardi (que na época era seminarista), Itamar Pereira, Padre Renê Van Looy, Ledir Petry e outros jovens da época que, contagiados com o espírito da Jornada, trouxeram o retiro para nossa Diocese, sendo realizado nos dias 25 e 26 de janeiro de 1975 o primeiro retiro da Jornada Jovem em Francisco Beltrão.

Para finalizar o momento foi preparado e apresentado vários testemunhos de veteranos da Jornada, pessoas que tiveram a vida transformada através da experiência com Jesus proporcionada pela Jornada, entre eles estavam, Marizane Cardoso, Quintino Girardi, Wilmar Reichenbach, Mariluz Petry, Amarildo Petry e Volni Farinon, “Adenilson Marcos da Silva destaca que esse momento foi um dos mais emocionantes.”

E para concluir a comemoração, os jovens fizeram uma carreata levando a animação da jornada por toda a cidade de Francisco Beltrão.

Um pouco mais da história da Jornada Jovem pode ser encontrada no site: https://jornadajovemfb.com.br/historia/

Informações Maiara Severo Correa e Denis (Adenilson Marcos da Silva).

Publicidade