Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Iniciativas de preservação são destaques no Dia Mundial da Água

Em Palmas, há seis anos é desenvolvido o projeto Proteja Uma Nascente.

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

DSC_0036
Publicidade

Nesta segunda-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

[Grupo RBJ de Comunicação] Iniciativas de preservação são destaques no Dia Mundial da Água

Conforme os últimos dados divulgados pela Sanepar, referentes ao ano de 2019, o consumo total de água em Palmas em um ano é de, aproximadamente, 1,705 bilhão de litros. Em média, os palmenses consumiram em 2019, 4,67 milhões de litros de água por dia, ou 194,6 mil litros por hora; 3,2 mil litros por minuto; 54 litros por segundo.

Dada a importância da água, diversas iniciativas são desenvolvidas visando a sua preservação. Uma delas é o projeto Proteja Uma Nascente, desenvolvido em Palmas desde 2015. Conforme o seu idealizador, Edson Ferreira Kemes, o Lagarto, o projeto teve inicio com a recomposição da mata ciliar do Rio Caldeiras, passando para a proteção de nascentes, que hoje, já ultrapassam uma centena de nascentes protegidas. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade