Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de abril de 2021
Rádios

Iniciativas de preservação são destaques no Dia Mundial da Água

Em Palmas, há seis anos é desenvolvido o projeto Proteja Uma Nascente.

Meio Ambiente

por Guilherme Zimermann

DSC_0036
Publicidade

Nesta segunda-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

[Grupo RBJ de Comunicação] Iniciativas de preservação são destaques no Dia Mundial da Água

Conforme os últimos dados divulgados pela Sanepar, referentes ao ano de 2019, o consumo total de água em Palmas em um ano é de, aproximadamente, 1,705 bilhão de litros. Em média, os palmenses consumiram em 2019, 4,67 milhões de litros de água por dia, ou 194,6 mil litros por hora; 3,2 mil litros por minuto; 54 litros por segundo.

Dada a importância da água, diversas iniciativas são desenvolvidas visando a sua preservação. Uma delas é o projeto Proteja Uma Nascente, desenvolvido em Palmas desde 2015. Conforme o seu idealizador, Edson Ferreira Kemes, o Lagarto, o projeto teve inicio com a recomposição da mata ciliar do Rio Caldeiras, passando para a proteção de nascentes, que hoje, já ultrapassam uma centena de nascentes protegidas. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade