Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de maio de 2024
Rádios

Feiras de Negócios da Unisep foi um sucesso

Educação e Cultura

por Everton Leite

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Feiras de Negócios da Unisep foi um sucesso — unisep
unisep
Os  alunos da Unisep realizaram na terça e quarta-feira, 09 e 10, respectivamente, durante o período da noite, atividades envolvendo todos os cursos da instituição. Com o slogan “Renove suas Ideias e Construa o Sucesso!”, os acadêmicos participaram da IV Endeavor Advanced Business, traduzindo, uma feira de negócios avançados.  A coordenadora de marketing, Grace Monteiro, professora da Unisep, circulou em todos os grupos da feira para visualizar de perto   tudo que os acadêmicos estavam apresentando. A avaliação inicial é de que o evento foi mais uma vez um sucesso. Já o coordenador do curso de administração, Gilson Mussi dos Reis comenta que “o tema foi estabelecido pensando da criatividade e inovação dos negócios, principalmente num ambiente cada vez mais competitivo e moderno”.

E a criatividade dos alunos merece destaque, pois muitos serviços apresentados são inovações que tranquilamente podem ser inseridos no dia dia das pessoas. O curso de administração firmou parcerias com empresas reais no ramo alimentício, produtos de beleza, comercialização e temáticas da Copa do Mundo. Para os acadêmicos do primeiro e segundo semestre o objetivo era de apresentar o produto, mas para os demais semestres tinha a finalidade de vender e gerar lucros. Ações de marketing e conceitos de administração obtidos na sala de aula foram colocados em prática e a estudante Rúbia Faenello que cursa o 3º semestre de administração afirma que o grupo fechou uma parceria com uma empresa de Sushi Bar Delivery e o conceito foi proporcionar um espaço para atrair o  cliente até o estabelecimento. O resultado foi satisfatório. Ela afirma que o professor colocou como meta um lucro estipulado em  80% e no inicio do último dia da feira já haviam ultrapassado 120%.

Os próprios empresários encararam a ideia e participaram junto com os acadêmicos. O 7º semestre de administração contou com auxilio da Bioextratus. A coordenadora de eventos da marca, Mariely Broering afirmou que os acadêmicos parece que são parte da empresa, que trabalham há anos com a marca, pois se envolveram de tal forma com o projeto que dominam  todos os detalhes do produto.

Enquanto isso, os alunos da Engenharia Civil também apresentaram produtos e serviços  que poderiam ser usados nas construções.  Um dos grupos mostrou uma máquina importada da China que tem a finalidade de amarrar a ferragem. A importação do produto custa aproximadamente R$ 2 mil, mas agiliza a função de 6 a 8 vezes, se comparado ao modo  convencional, explicou o acadêmico, Ruan Carlos. Outro produto da engenharia civil foi o sensor de quem está ou não, usando os equipamentos de segurança. São placas espalhadas pela obra e anexadas aos capacetes,  se o funcionário não estiver usando os  equipamentos, o produto  emite um sinal para uma central que fiscaliza quem está utilizando os produtos obrigatórios.

Publicidade
Publicidade

O curso de Engenharia de Produção mostrou como fazer e como administrar empresas ligadas ao chocolate, fondues e espetinhos. O resultado superou as expectativas. Outro grupo  apresentou um produto que promete resolver o problema daqueles que perdem as coisas. Trata-se do Chaveiro Localizador. Com ideia de automação e marketing, um chaveiro simples que pode ser acoplado as chaves ou documentos importantes. Num raio de 30 metros ele emite sinais sonoros, através de um emissor wireless. O chaveiro é alimentado com uma pilha de relógio.

Pensando em entretenimento, o curso de Sistemas de Informação mostrou aos visitantes o desenvolvimento de jogos 2D e 3D. Porém, os acadêmicos do 3º semestre estão propondo situações para melhorar a trafegabilidade pelas ruas da cidade, integrados ao Google Maps e que pode ser acessado em qualquer dispositivo móvel, ou seja, tablets, smartphones ou notebooks, rotas específicas da cidade, e que é um pouco diferente do tradicional GPS.

A saúde também foi destaque da feira. O curso de odontologia mostrou técnicas de escovação, higiene bucal e a preocupação de prevenção ao câncer bucal. Fisioterapia aplicou testes de equilíbrio e dinâmicas para reforçar a coluna vertebral. Já os acadêmicos de Farmácia apresentaram um iogurte enriquecido com Chia, como alimento funcional.

Publicidade