Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Eleição da presidência da Câmara de Vereadores de Bom Jesus vira caso de Polícia

Política

por Guilherme Zimermann

Publicidade

A eleição à presidência da Câmara de Vereadores de Bom Jesus, Oeste de Santa Catarina, virou caso de polícia no último domingo (01). Diomedes Brandalize foi eleito por ser o mais velho na disputa, após empate na votação.

Na manhã do dia 01º de janeiro foi realizada a posse dos vereadores eleitos e do prefeito Rafael Calza (PP) e seu vice, Vilmar Peccini (PSD). Em seguida, os parlamentares reuniram-se para a escolha da nova presidência do Legislativo. Duas chapas concorreram, uma delas tendo como candidato a presidente o vereador, Diomedes Brandalize, vice, Cleusa dos Santos e os secretários Valdemir de Mello e Valmir Rodrigues. A segunda chapa  apresentou como candidato a presidente, Amarildo Jung, vice Maicon Bianchi e os secretários Gilmar Foschiera e Rosangela Leite.

A sessão de votação foi presidida por Diomedes Brandalize, vereador mais votado nas eleições de outubro de 2016. Com nove vereadores votantes, o “placar” terminou empatado – quatro votos para cada chapa.  Como a votação é secreta, um dos votos foi anulado pois estava rasurado.

O regimento interno da Câmara prevê que em caso de empate o vereador mais velho assume a presidência, sendo assim Brandalize, 54 anos, venceu a disputa por 10 anos de diferença do adversário, Amarildon Jung, que completará 44 no próximo dia 15.

Publicidade
Publicidade

A chapa derrotada, insatisfeita com o resultado, registrou um Boletim de Ocorrência da Delegacia da Polícia Civil. O departamento Jurídico da Câmara, afirma que a eleição transcorreu de acordo com o regimento interno, mas se houver questionamentos, o Poder Legislativo irá prestar todos os esclarecimentos.

Publicidade