Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Denúncia: Seringas de uso veterinário são descartadas de forma irregular

CotidianoGeral

por Lucas Maciel

WhatsApp Image 2020-12-18 at 13.35.54 (2)
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Denúncia: Seringas de uso veterinário são descartadas de forma irregular

Na tarde desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Francisco Beltrão recebeu uma denúncia do descarte irregular de seringas de uso veterinário, que foram jogadas junto com lixo orgânico e reciclável aos fundos do CEJU (Centro da Juventude), na rua Osasco, no Bairro Pinheirão. Além da grande quantidade de seringas, também foram encontradas agulhas e medicamentos de uso veterinário.

 

Este tipo de material não pode ser misturado a nenhum tipo de outro lixo e deve ser descartado em uma lixeira específica para lixo infectante. Em Francisco Beltrão inclusive, há uma empresa licenciada para fazer a coleta de resíduo infectante, semelhante ao que é descartado em hospitais, farmácias, unidades de saúde e etc.

Segundo o coordenador da coleta de recicláveis do município, Edimar Stadler, há vários outros locais onde tradicionalmente são registrados descartes irregulares e se alguém for avistado praticando tal ato pode ser multado por crime ambiental, por isso é importante que a população denuncie os infratores.

Publicidade
Publicidade

“Com base nas informações que encontramos junto aos materiais descartados, como o lote dos produtos, vamos tentar rastrear e descobrir quem comprou e utilizou as seringas para punir o infrator, mas pedimos que a população continue nos ajudando a fiscalizar”, disse.

A multa para quem cometer este tipo de crime ambiental pode chegar até R$ 25 mil reais.

O telefone para denúncias e informações na secretaria municipal de meio ambiente é (46)  99128 0606, ou na ouvidoria através do número 3524 0269.

[Grupo RBJ de Comunicação] Denúncia: Seringas de uso veterinário são descartadas de forma irregular

 

Publicidade