Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

WEG ampliará geração da Usina Eólica de Palmas

GeralMeio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A informação que já havia dada pelo RBJ há dois anos foi confirmada ontem(28)  pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, que aprovou a sociedade entre a Companhia de Energia do Paraná e a WEG Equipamentos Elétricos. O atual parque  terá a potência aumentada de 2,5 megawatts (MW) para 6,7 megawatts.

Em 2012, o Coordenador de Energias Renováveis,  Edson Sardeto,  informou que a Copel havia autorizado a WEG a instalar  dois modernos aerogeradores na área do atual parque onde estão em funcionamento, desde 1999, cinco unidades de geração. Explicou que trata-se de projeto de experimentos e aferições de equipamentos que estão sendo desenvolvidos pela WEG.

Agora com a publicação no  Diário Oficial da União, o contrato entre as duas empresas prevê a instalação de dois aerogeradores com potência máxima de 2,1 MW cada. A parceria servirá para teste e certificação de equipamentos que estão sendo produzidos pela WEG com utilização de componentes nacionais.

A escolha de Palmas foi favorecida pela proximidade com asede da empresa em Jaraguá do Sul(SC) e pelo fato de o parque da Copel já contar com mapa de ventos dos últimos nove anos. A sociedade será dividida em 87% de participação da Weg e 13% da Copel.

Publicidade
Publicidade

A implantação da Usina Eólica de Palmas II reafirma a proposta de expansão da Copel no setor de energias renováveis, conforme planejamento estratégico da empresa. “É um empreendimento de grande importância para a expansão da Companhia nessa área e atende totalmente a nossa expectativa de atingir três gigawatts de energia eólica instalada até 2018”, afirma Lindolfo Zimmer, presidente da Copel.

LEIA MAIS – 12/07/2012 – 12:52 –  Parque Eólico de Palmas terá capacidade de geração ampliada

Publicidade