Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de maio de 2024
Rádios

Comércio do Sudoeste com menor desempenho estadual

EconomiaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

Slide2
Publicidade

O Sudoeste é a única região que não teve melhora nas vendas no primeiro semestre deste ano e manteve o mesmo ritmo de 2017, com 0,01%. A região sofre com a falta de capitalização dos clientes que estão deixando de comprar produtos de maior valor como automóveis e materiais de construção. Na média, varejo paranaense acumulou alta de 5,13% .

É o que aponta a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Em comparação com o mês de junho de 2017, as vendas no comércio regional caíram 10,24%. Em relação ao mês de maio, o resultado é 5,86% menor.

[Grupo RBJ de Comunicação] Comércio do Sudoeste com menor desempenho estadual

Apenas os setores de lojas de departamentos, supermercados, móveis e autopeça tiveram movimentação positiva. A venda de combustíveis, por exemplo, caiu 4,95%;  farmácias venderam 8,15% menos. As lojas de materiais de construção acumularam saldo negativo de 5,36%.

A região Oeste foi a que mais se destacou no primeiro semestre, com aumento de 19,25% nas vendas. Londrina aparece com o segundo melhor desempenho do estado, com elevação de 9,18%.  O comércio de Maringá mostrou elevação de 1,65%. Em Ponta Grossa houve crescimento de 1,11% no acumulado de janeiro a junho e Curitiba e Região Metropolitana tiveram crescimento mais tímido, de 0,42%, no primeiro semestre do ano.

Publicidade