Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Circuito de Inovação do Sudoeste terá evento aberto à comunidade

Geral

por redação

Publicidade

Desde o início de 2016, 15 startups participam do Circuito de Inovação, programa criado pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento das empresas de base tecnológica no sudoeste do Paraná. Após uma série de capacitações e mentorias, esta edição do circuito terminará em março do ano que vem, com a realização do DemoDay, o chamado dia da apresentação.

O evento, que está sendo preparado com o apoio do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), servirá para que as startups pré-aceleradas possam apresentar seus produtos ou serviços para a comunidade, com potencial para gerar negócios.

O consultor e gestor do projeto de Startups da regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini,  adianta que o DemoDay será um  grande encontro entre os empreendedores que foram capacitados no Circuito de Inovação e os investidores que participaram do programa Capital Inovador do Sebrae.

Colini detalha que as startups participaram de dez módulos do Circuito de Inovação e que, para o encontro, em março, receberão mentorias para preparação e refinamento dos projetos que serão apresentados.

Publicidade
Publicidade

“Estamos celebrando a conclusão do programa Circuito de Inovação para Startups do Sudoeste. A programação considerou três fases – projeto, operação e tração – que são importantes para a evolução das startups, com treinamentos de alto impacto, mentorias individuais e coletivas, encontros e apoio na participação de eventos. Agora, estamos trabalhando para mostrar para a comunidade os projetos que nossos empreendedores foram capazes de desenvolver. O DemoDay será um encontro de negócios entre os empreendedores com os investidores anjos locais”, observa.

Preparação especial

Leo Uchoa, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em internacionalização, inovação e tecnologia, é um dos mentores do Circuito de Inovação e foi designado para preparar as startups para o DemoDay.

“O DemoDay é um modelo de evento que acontece no mundo inteiro. Mais do que um encontro de negócios, é uma forma de apresentar as soluções à comunidade. Vamos convidar várias empresas da região para participar. Para que elas possam encontrar, entre as startups locais, respostas para problemas que estão enfrentando. Podem nascer aí novas parceiras”, vislumbra Uchoa.

Publicidade
Publicidade

O especialista explica que cada startup terá quatro minutos para a apresentação junto a uma banca de jurados, formada por convidados de diferentes regiões. “São pessoas de diferentes realidades, com outras perspectivas, que darão opiniões e conselhos aos participantes”, completa Leo Uchoa. A preparação das equipes terá início em janeiro do ano que vem.

Expectativa

A startup Sr. Serviço é uma das integrantes do Circuito de Inovação do Sudoeste. Fausto Daniel Rossi, Cicero Fonseca e Evandromar Machado desenvolveram um site para conectar prestadores de serviços a potenciais clientes, em mais de cem categorias, como reformas e reparos, assistência técnica, aulas, serviços automotivos, serviços para eventos e do lar.

Fausto Rossi, responsável pelos setores de comercialização e distribuição do Sr. Serviço, elogia o Circuito de Inovação. “Foi um programa fantástico desenvolvido pelo Sebrae/PR. Tivemos contato com vários profissionais, de diversas áreas, e a oportunidade de aprender muito sobre empreendedorismo, startups, internacionalização, aceleração e muito mais”, detalha.

Publicidade
Publicidade

O evento final do programa de pré-aceleração traz muitas expectativas para Rossi e demais integrantes da startup. “Para o DemoDay, esperamos conseguir grandes parcerias e, se possível, até mesmo um investimento para alavancar ainda mais o Sr. Serviço”, relata Rossi.

Ganho para o ecossistema

Para o coordenador do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley), Fábio Machado de Almeida, a realização do DemoDay é uma forma de valorização das startups que passaram pelo Circuito. “O Sudovalley acredita que o evento traz ganho de qualidade e desenvolvimento para o projeto. Reforça ainda mais o nosso ecossistema, motivando novas startups a entrarem no processo e no circuito”, analisa Fábio Almeida.

Publicidade