Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Associação dos Fibromiálgicos está sendo criada em Francisco Beltrão

Representantes da entidade estiveram na Câmara de Vereadores nesta semana

Saúde

por Romeu Junior

Associação Fibromiálgicos
Integrantes da Associação de Fibromiálgicos se reúnem com vereador Junior Nesi (PSDB). Foto: Maikiel Silva/Assessoria Câmara FB
Publicidade

A Associação dos Fibromiálgicos de Francisco já foi criada, com formalização de CNPJ e demais processos legais para a oficialização da entidade, faltando apenas estruturação física. Ela tem como objetivo representar junto à sociedade os interesses dos portadores da fibromialgia.

Nesta semana, representantes da Associação estiveram na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão em contato com o vereador Junior Nesi (PSDB) solicitando apoio na criação dessa associação e nas causas em que ela irá atuar.

“Recebi as senhoras Marize Nascimento, Salete Menin Tortora, Claudiane Rios Corlassoli e Márcia Biazzi, que representam essa associação que está sendo criada em nosso Município. Ouvimos as demandas e nos colocamos à disposição para atuar na busca por possíveis recursos e projetos que possam beneficiar os portadores da fibromialgia aqui de Francisco Beltrão. O Legislativo Municipal é parceiro e vamos atuar, além da Câmara, junto ao Executivo e demais órgãos para que possamos estruturar e fazer a Associação dos Fibromiálgicos de Francisco Beltrão funcionar muito bem”, destaca Junior Nesi.

A FIBROMIALGIA

Publicidade
Publicidade

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, ela trás sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Romeu Junior com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores

Publicidade