Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Ampére terá dia de combate ao mosquito Aedes aegypti

GeralSaúde

por redação

Publicidade

O mosquito Aedes aegypti tem preocupado as autoridades e a população de todo o Brasil. Em Ampére, sudoeste do Paraná, isso não é diferente. Com alto índice de infestação do mosquito, perto de 4, a sociedade de Ampére se unirá para combater o inseto que transmite a dengue, zica vírus e febre chikungunya. Em reunião realizada sexta-feira, 5, foi realizada uma reunião para discutir as estratégias para eliminar os criadouros do mosquito. Ficou decidido que no dia 20 deste mês, um sábado, será feito um grande mutirão.

O prefeito Hélio Alves coordenou esse encontro, que contou com a presença de secretários municipais, empresários, representantes de entidades, lideranças religiosas e a imprensa local. Segundo Hélio, a situação em Ampére preocupa e por isso antes de ocorrer uma epidemia é necessário a sociedade se unir contra o mosquito. “Temos um índice alto e por isso não só o poder público, mas toda a população tem que entrar nessa guerra contra esse problema,” reforça.

O “Hora A de combate ao mosquito aedes aegypti” será pela manhã, com inicio as 7h30 e a intenção é que equipes passem por toda a cidade recolhendo o lixo e entulhos. “Nesse dia teremos equipes de servidores da prefeitura e voluntários coletando o lixo. Cada morador terá a obrigação de fazer uma vistoria no seu imóvel e depois carregar o material em um caminhão e desta forma queremos envolver todos os amperenses.”

O prefeito diz que além dos caminhões da prefeitura, empresas já colocaram a disposição veículos para o trabalho. Também dezenas de pessoas já se inscreveram na Defesa Civil local para trabalhar de voluntário. “Já temos o apoio de muitos setores. As escolas e a Famper farão o trabalho de conscientização nas salas de aula. As indústrias farão para seus colaboradores a divulgação da campanha e dos cuidados que todos devem ter com o mosquito. As empresas colocarão os caminhões para carregarmos o lixo e as entidades junto com as igrejas já estão fazendo a mobilizando das pessoas. Esse será o maior mutirão contra a dengue em Ampére. Não vamos perder essa batalha.”

Publicidade
Publicidade

CAMPANHA

A campanha contra a dengue em Ampére está sendo intensificada desde o fim de 2015. Pela cidade foram instaladas diversas placas com alerta sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Nas rádios Ampére AM e Interativa FM estão sendo veiculadas vinhetas com orientação sobre os perigos do mosquito e como ele deve ser combatido. Também um carro de som passa diariamente pelos bairros da cidade com alerta. Além disso, equipes da secretaria de saúde estão distribuindo panfletos com orientações e as agentes de endemias estão visitando as moradias. Até agora Ampére não teve caso de dengue registrado, segundo dados do Governo do Estado.

Publicidade