Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Alimentação especial contaminada foi distribuída na região

SAÚDE

GeralSaúde

por redação

Publicidade

A Secretaria de Saúde do Paraná, juntamente com as secretarias municipais de Pato Branco e Francisco Beltrão, sudoeste do Estado, estão realizando uma série de investigações sobre materiais de nutrição parenteral (alimentação intravenosa), suspeitos de contaminação e que foram distribuídos também para mais 11 hospitais de outras regiões do Paraná, além de estabelecimentos de saúde dos estados de Santa Catarina e São Paulo.

A suspeita sobre a alimentação surgiu, após os pacientes que fizeram uso do material de nutrição, apresentarem piora em seu estado de saúde. Segundo números da Secretaria Estadual de Saúde, 80 pessoas receberam a alimentação parenteral, entre os dias 12 e 14 de novembro. Os primeiros casos foram notificados no dia 14, onde foi determinada a suspensão da produção e distribuição de qualquer produto fabricado pela empresa fornecedora da alimentação, que tem sede em Curitiba.

Dos pacientes que receberam a alimentação, durante os dias informados, 20 apresentaram agravamento no estado de saúde e 6 são suspeitos de morrerem em decorrência da contaminação. Uma das mortes foi de um paciente atendido no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão. Em Pato Branco, os pacientes da Policlínica, que receberam este tipo de alimentação estão sendo monitorados por equipes da vigilância do estado e do município. Conforme a Secretaria de Saúde, já foi providenciada alimentação de outras empresas aos pacientes que necessitam deste gênero de nutrição.

Publicidade