Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Ademar Traiano assume pela segunda vez a presidência da Alep

Política

por Francione Pruch

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Ademar Traiano assume pela segunda vez a presidência da Alep — Rossoni e Traiano durante a posse / Foto: Reprodução TV alep
Rossoni e Traiano durante a posse / Foto: Reprodução TV alep

O sudoestino Ademar Traiano (PSDB) foi empossado na tarde de hoje (01), presidente da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná. Em seu segundo mandato, o parlamentar recebeu amplo apoio dos colegas para prosseguir a frente da Alep. Na vice-presidência, o também sudoestino Guto Silva, assume o posto.

“É um marco na minha vida. Contínuo como presidência da casa, fui reeleito com 99% dos votos dos parlamentares, já que dois deixaram de votar por questões ideológicas. Isso me deixa numa situação muito confortável para continuar na condução dos destinos da Assembleia por mais dois anos”. Destacou Traiano durante entrevista à Rádio Onda Sul FM.

Outro deputado da região que assume uma vaga na Mesa Executiva é Wilmar Reichembach (PSC), o qual ocupa o cargo de 3º Secretário.

Para Traiano, o peso da presidência da Alep ajuda na busca de recurso para a região, “o peso político da presidência da casa é muito grande no contexto estadual. Perante o próprio governo, sabemos utilizar esse espaço com muita precisão no sentido de capitalizar os interesses da região sudoeste do Paraná”.

Publicidade
Publicidade

Durante a posse, alguns professores, impedidos de entrar na Assembleia realizam protestos em frente do prédio da Alep. Também acompanhou a solenidade, em Curitiba, o prefeito de Coronel Vivida e Presidente da Amsop, Franck Schiavini e demais prefeitos da região.

 

 

Publicidade
Publicidade

Perfil dos deputados que compõem a Mesa Diretora

(Fonte: Assessoria ALEP)

Presidente – Deputado Ademar Traiano (PSDB) – Nasceu em Francisco Beltrão. Tem 63 anos. É advogado e empresário do ramo de confecções. Iniciou a vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Santo Antônio do Sudoeste. Em 1985 foi eleito prefeito daquele município, administrando a cidade até 1988. Assumiu como deputado estadual em 1991 e está no seu sétimo mandato no Legislativo estadual. Entre 2011 e 2014 foi líder do Governo e desde 2015 ocupa o cargo de presidente da Assembleia Legislativa. É presidente do PSDB do Paraná.

1º Vice-Presidente – Deputado Guto Silva (PSD) – Nasceu em Maringá, transferindo-se com a família para Pato Branco ainda aos três anos de idade. Tem 39 anos. É professor universitário, doutorando em Gestão de Negócios. Foi vereador em Pato Branco entre os anos de 2008 e 2012 e subchefe da Casa Civil do Governo do Estado, cargo que ocupou até março de 2014. Está no primeiro mandato de deputado estadual.

Publicidade
Publicidade

2º Vice-Presidente – Deputado André Bueno (PSDB) – Nasceu em Cascavel. Tem 41 anos. É economista e empresário. Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, está no segundo mandato de deputado estadual e ocupa a 2ª Vice-Presidência da Assembleia desde 2015.

3º Vice-Presidente – Deputado Gilberto Ribeiro (PRB) – Nasceu em Lages, Santa Catarina. Tem 51 anos. É radialista e apresentador de televisão, funções que exerce há mais de 30 anos. Iniciou sua carreira política em 2011, quando se elegeu deputado estadual. Atualmente está no segundo mandato de deputado e ocupa a 3ª Vice-Presidência da Assembleia desde 2015.

1º Secretário – Deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) – Nasceu em Ponta Grossa. Tem 53 anos. É agropecuarista e empresário. Começou a atuar na política como presidente do Diretório Municipal do Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democratas (DEM). No partido, exerceu o cargo de secretário geral do Diretório Estadual entre os anos de 1994 e 1995. Hoje, ocupa a Vice-Presidência do Diretório Estadual. Está no sétimo mandato consecutivo como deputado e no terceiro como 1º secretário da Alep.

2º Secretário – Deputado Jonas Guimarães (PSB) – Nasceu em Lavínia, São Paulo. Tem 65 anos. É empresário. Por quase 40 anos foi militante do PMDB. Em 1996 foi eleito presidente do Diretório do PMDB de Cianorte e, desde então, combinou sua vida com trabalho e política. No início de 2016 trocou de partido, ingressando no PSB. Está no seu terceiro mandato como deputado e ocupou a 1º vice-presidência da Assembleia nos anos de 2015 e 2016.

Publicidade
Publicidade

3º Secretário – Deputado Wilmar Reichembach (PSC) – Nasceu em Francisco Beltrão, na localidade de Nova Esperança do Sudoeste, hoje município. Tem 58 anos. É formado em Ciências Econômicas. Em 1992 foi eleito pela primeira vez para um cargo público: o de vereador. Foi reeleito em 1996. Em sua segunda gestão, foi presidente da Câmara de Vereadores e também presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP/13). Na sequência, em 2000, iniciou seu primeiro mandato como vice-prefeito de Francisco Beltrão, sendo reeleito em 2004. Já em 2008 é eleito prefeito e em 2014, conquista uma cadeira como deputado estadual.

4º Secretário – Deputado José Carlos Schiavinato (PP) – Nasceu em Iguaraçu. Tem 62 anos. É engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi eleito prefeito de Toledo por duas gestões consecutivas: de 2005 a 2012, quando ganhou vários prêmios de reconhecimento nacional. Antes ocupou cargos de coordenação, diretor e secretário além de ser servidor de carreira do município. Foi presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP); e vice-presidente da Região Sul da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Com esse histórico de mais de 33 anos de vida pública, foi eleito deputado estadual em 2014. Nos últimos dois anos exerceu a função de 4º Secretário da Alep.

5º Secretário – Deputado Adelino Ribeiro (PSL) – Nasceu em Goioerê. Tem 51 anos. Segundo filho de uma família de seis irmãos, mudou-se para Cascavel há 40 anos. Foi vendedor de bilhetes de loteria e líder comunitário até assumir uma vaga, em 1997, como suplente na Câmara de Vereadores de Cascavel. Foi reeleito como o vereador mais votado em 2000. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito em 2014. É presidente estadual do Partido Social Liberal (PSL) e ocupou a 3ª Secretaria da Alep nos anos de 2015 e 2016.

Publicidade