Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

XII Encontro da Pastoral Juvenil do Paraná: “Cuidar da Vida”

Como a Pastoral Juvenil pode ajudar na prevenção ao suicídio? O Encontro trouxe reflexões profundas sobre esse tema.

GeralReligião

por Luiz Carlos

4
Publicidade

 

Nos dias 29 e 30 de março de 2025, aconteceu o XII Encontro da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2 (Paraná), um evento que abordou um tema de extrema importância e urgência: o suicídio. Com o apoio da Comissão Episcopal para Juventude da CNBB e o lançamento do projeto “Cuidar da Vida”, o encontro visou trabalhar sobre o tema com os agentes de pastoral na prevenção do suicídio e na promoção de uma cultura de acolhimento e escuta.

Representando a Diocese, estiveram presentes o Frei Claudimir, assessor do Setor Juventude, e representando a Coordenação do SJ, Maiara Severo Correa e Viviane Bertoldo.

[Grupo RBJ de Comunicação] XII Encontro da Pastoral Juvenil do Paraná: “Cuidar da Vida”

Durante o encontro, as psicólogas Giovana Miola, Ana Rita Bandeira, e a médica Dra. Caroline Shmidt assessoraram os participantes com discussões e orientações sobre o tema, abordando mitos e tabus, ações preventivas, acolhimento e escuta, além da importância da pósvenção e da rede de apoio para as pessoas afetadas. Outro ponto forte do encontro foi a reflexão sobre o futuro, com o trabalho do Eixo Missão, que motivou a elaboração de retornar a suas dioceses e traçar um plano de ação para trabalhar sobre o tema abordado.

A missa de encerramento, presidida por Dom Zico, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, trouxe um momento de oração e reflexão, reforçando a importância de todos se comprometerem com a cultura da vida e com o cuidado integral dos jovens.

O encontro é o início de um grande e desafiador trabalho a ser desenvolvido nas pastorais juvenis do Regional Sul 2. Todos saíram instigados a agir em suas comunidades, levando a mensagem de esperança, acolhimento e prevenção.

Que possamos continuar cuidando da vida e trabalhando juntos para a construção de uma sociedade mais solidária e acolhedora.

Informações: Maiara Severo Correa – Coordenação Diocesana do Setor Juventude

Publicidade
Publicidade
Publicidade