Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Vigorexia: riscos da obsessão por academia

CotidianoGeralSaúde

por Juliana Raddi

vigorexia-2
Publicidade

O Personal Trainer Magnus de Sousa, esteve nos estúdios da Rádio Onda Sul FM para comentar e esclarecer dúvidas dos ouvintes, que diariamente enviam mensagens com questões a serem abordadas:

“Minha filha entrou nessa moda de ser fitness, está bem chata para comer e vai na academia todos os dias. Gostaria de saber se isso de ter o corpo sarado é considerado doença”

Segundo o profissional, assim como a bulimia e anorexia, existe a Vigorexia: transtorno psicológico no qual a pessoa desenvolve uma obsessão em ter um corpo musculoso, “nesse caso a pessoa se sente sempre franzina, pequena e quer ficar mais forte, ao contrário da bulimia, anorexia”.

[Grupo RBJ de Comunicação] Vigorexia: riscos da obsessão por academia — (Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)

Esse transtorno acontece muito por influência das redes sociais, “o extremo de quando a pessoa abre mão da vida pessoal para que ela se ‘doutrine numa tribo’, como essas pessoas que se denominam fitness, levam marmitas, treinam todos os dias e só falam em dieta, treinamento, moda e assim por diante”.

Publicidade
Publicidade

Magnus destaca que tudo que for em excesso faz mal, “ainda que seja uma patologia mais saudável do que outras, como drogas, vícios, bebida alcoólica, cigarro e assim por diante, trata-se de uma patologia. Então, sugiro que seja realizado acompanhamento”.

Caso a pessoa realize as atividades de modo a não deixar de viver, estudar, de fazer suas atividades normalmente, não há problema em entrar na moda de ser fitness. Porém, alerta: “a partir do momento que a pessoa abre mão da vida pessoal dela para ter um corpo escultural, a gente começa a pensar em uma patologia, então eu sugiro que seja monitorando”, em caso de constatar os sintomas, a orientação é procurar um psicólogo.

Publicidade