Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
29 de março de 2024
Rádios

Vereadora palmense relata ter sido vítima de tentativa de coação em reunião na Câmara Municipal

Parlamentar teria sido vítima de agressão verbal por parte do vereador José Maria Filho. Ele nega.

Política

por Guilherme Zimermann

camara
Publicidade

A vereadora palmense Ana Maria da Rosa Serafim teria sido vítima de agressão verbal por parte do vereador José Maria Filho, durante reunião na Câmara Municipal de Palmas, na última quarta-feira (30). O caso está sob acompanhamento do Ministério Público.

O fato foi relatado pelo promotor de Justiça, José de Oliveira Junior, durante o programa Pauta Dinâmica, da Rádio Club FM, nesta sexta-feira (1º). O representante da 2ª Promotoria de Justiça, expôs situações que teriam ocorrido durante esta semana, após a sessão ordinária da última segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores de Palmas, onde fez manifestação sobre o projeto de lei do Plano de Carreira dos servidores públicos.

Segundo o promotor, na quarta-feira (30), durante sessão do Tribunal do Júri, onde estava atuando, percebeu a presença dos vereadores Marcos Gomes e José Adílson, que, na sua análise, teriam adotado postura intimidatória contra a sua pessoa.

Outro fato, de maior gravidade, segundo o promotor, teria sido uma postura machista e agressiva por parte do vereador José Maria Filho, contra a vereadora Ana Maria da Rosa Serafim, durante reunião das comissões permanentes, também na quarta-feira. Ouça a entrevista do representante da 2ª Promotoria de Justiça:

Publicidade
Publicidade

Em depoimento ao Ministério Público, na quarta-feira mesmo, pouco depois dos fatos, a vereadora relatou que ao expressar seu posicionamento sobre o veto do Poder Executivo às emendas feitas pela Câmara no projeto do Plano de Carreira, afirmando que tem direito a voto de acordo com as suas convicções, o vereador José Maria Filho teria batido com violência sobre a mesa e proferido palavra de baixo calão contra a vereadora, numa tentativa de coagi-la a votar pela derrubada do veto. Diante da atitude, a vereadora e outro parlamentar deixaram a sala de reuniões.

Lamentando os fatos, o promotor informou que já fez o encaminhamento de documentações ao setor de segurança institucional do Ministério Público e também deverá encaminhar procedimento à Câmara Municipal, para que os vereadores analisem a postura e possível quebra de decoro por parte do vereador José Maria Filho.

O Departamento de Jornalismo da Rádio Club procurou todos os vereadores citados. Marcos Gomes e José Adílson deverão se manifestar sobre o assunto na próxima segunda-feira (4). A vereadora Ana Maria da Roas Serafim informou que poderá se pronunciar ainda nesta sexta-feira. José Maria Filho disse “estar com a consciência tranquila”, que “em nenhum momento desrespeitou ou proferiu palavra de baixo calão” e que deverá se pronunciar “mais tarde”.

Publicidade