Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
14 de junho de 2021
Rádios

Vereadora de Chopinzinho apresenta projeto em benefício das pessoas com autismo

Lídia Posso (Republicanos) também já garantiu recursos federais para custear o tratamento do transtorno.

PolíticaSaúde

por Evandro Artuzzi

Sem título
Publicidade

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Chopinzinho, o projeto de lei legislativo 14/2021, que Institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtorno do Espectro Autista, no âmbito Municipal de Chopinzinho. De autoria da vereadora Lídia Posso (Republicanos), o projeto já recebeu a primeira votação favorável e será apreciado novamente nesta terça-feira (27). Se aprovado novamente segue para sansão do prefeito Edson Cenci, o Neco (PSL).

Em entrevista à Extra FM, Lídia Posso comentou sobre a iniciativa. Segundo ela, a ideia do projeto surgiu muito antes de assumir o cargo de vereadora, pelo fato de acompanhar as dificuldades das famílias em busca de tratamento aos autistas residentes em Chopinzinho, que atualmente são 26, entre crianças e adultos. Por se tratar de um tratamento cujo custo é elevado resolveu então apresentar o projeto junto ao Poder Legislativo e abraçar a causa.

A vereadora explicou ainda que, como o legislativo não pode gerar despesas ao Executivo, procurou também meios de viabilizar recursos e isso já aconteceu. Junto à esfera federal conseguiu a liberação de R$ 200 mil por meio de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Aroldo Martins (Republicanos). O recursos será utilizado no custeio dos tratamentos.

A parlamentar Chopinzinhense afirmou que o recurso vai favorecer o processo também de capacitação de profissionais da própria cidade para prestar o atendimento à população com transtorno do Espectro Autista.

Publicidade
Publicidade
Publicidade