Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2021
Rádios

“Vacinação contra Covid é o porto seguro para retomada econômica”, afirma economista

Na Club de Palmas, Alessandro Azzoni, disse que quanto mais imunizados, menores os riscos de fechamento de atividades.

AgriculturaEconomiaRBJ TV

por Guilherme Zimermann

vacinacontracoronavruseatendnciacrescentedaeconomia
Foto: Agência CNI de Notícias
Publicidade

Com um crescimento de 24% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2020, o agronegócio promete ser um dos principais trunfos do Brasil para a sua retomada econômica, diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Os resultados do setor foram levantados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e levam em conta a movimentação de toda a cadeia produtiva, desde a produção nas propriedades, insumos, agroindústria e serviços. Com esses valores, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país.

Para o advogado e economista, Alessandro Azzoni, em entrevista à Rádio Club de Palmas, os bons resultados são reflexos das altas nos preços das commodities, das condições climáticas e da variação cambial, com elevação do dólar.

Além desses fatores, aponta que o desenvolvimento tecnológico nas lavouras, com métodos para economia de água, uso de sementes mais resistentes e menor uso de agroquímicos são primordiais para os recordes de produção das lavouras brasileiras.

Publicidade
Publicidade

Outro fator considerado pelo economista para a retomada da economia é a vacinação contra a Covid-19. Salienta que, além dos riscos à saúde, o vírus também apresenta riscos às atividades econômicas, que podem ser fechadas como forma de prevenção.

Com isso, desde os produtores rurais até as indústrias acabam sendo afetados, com a redução da demanda por produtos. Daí a necessidade da vacinação, pois conforme mais faixas populacionais são imunizadas, o número de contaminações, os níveis de ocupação de leitos hospitalares e os riscos de novos fechamentos de atividades econômicas são reduzidos. “A vacinação é o porto seguro para que não tenhamos mais restrições”, afirmou.

A entrevista está disponível em formato podcast no Spotify, no Google Podcasts ou no Radio Public. Assine ou siga o podcast da Rádio Club para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O que são podcasts?

Publicidade
Publicidade

São materiais produzidos em áudio, semelhantes a um programa de rádio. A diferença é que eles ficam disponíveis para que o consumidor escute quando quiser, seja em um site, numa plataforma de música ou num aplicativo exclusivo para podcast no celular.

Publicidade