Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de abril de 2024
Rádios

Usina de Salto Segredo também é afetada com apagão desta segunda-feira

Geral

por redação

Publicidade

Mais de 300 mil clientes da Copel foram afetados pelo corte de energia realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na tarde de ontem (19). Segundo a Companhia Paranaense de Energia, a interrupção ocorrer às 14h54 e durou cerca de meia hora. Cerca de 320 Megawatts, 6% da carga da Copel, ficaram fora do sistema. O corte foi provocado pelo alto consumo de energia e pela dificuldade na transferência de energia entre Norte, Nordeste e Sudeste. Outros nove estados e o Distrito Federal também sofreram cortes.

O ONS explicou, por meio de nota, que na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras de onze usinas, dentre elas, a Usina Governador Ney Braga, ou Usina de Segredo, em Magueirinha, sudoeste do Paraná. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz. No total, foram afetados 2.200 MW, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

O apagão atingiu, além do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

O ONS informou que, em conjunto com agentes distribuidores das três regiões afetadas, adotou medidas para garantir o restabelecimento da frequência elétrica às condições normais, “impactando menos de 5% da carga do sistema”.

Publicidade
Publicidade

A situação foi normalizada a partir das 15h45. O ONS se reunirá hoje (20), às 14h30, no Rio de Janeiro, com os agentes envolvidos para avaliar o problema, informou a assessoria de planejamento e comunicação do órgão.

Usina Ney Braga

A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga é a segunda usina da Copel em potência instalada (possui capacidade de 1.260 MW). Está localizada no rio Iguaçu, a 2 km da montante da Foz do Rio Jordão, no município de Mangueirinha, a aproximadamente 285 km de Curitiba.

Foi inaugurada em 1992, quando começou a operar, tendo como marco fundamental o primeiro Relatório de Impacto Ambiental (Rima) no Brasil para uma usina hidrelétrica, elaborado e aprovado em 1987. Isto fez da Copel um modelo para as demais concessionárias de energia no Brasil com relação à preservação do meio ambiente. Praticamente toda sua construção transcorreu entre 1987 a 1991.

Publicidade
Publicidade

A usina, anteriormente denominada de Usina de Segredo, recebeu seu nome em homenagem ao Governador Ney Braga, que liderou o Paraná por duas vezes, de 1961 a 1965 e de 1979 a 1982. Ney Braga foi o grande responsável pela modernização do estado a partir dos anos 60. Entre suas obras estão a Rodovia do Café, que liga Curitiba a Londrina, e a construção de hidrelétricas. Seu último cargo público foi o de presidente do Conselho de Administração da Copel.

Publicidade