Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de março de 2026
Rádios
Publicidade

União Paranaense de Produtores de Leite é criada em meio à crise no setor

Entidade busca dar representatividade à classe e cobrar mais transparência na formação do preço do leite

Agricultura

por Vitor Manoel

nova-lei-leite
Publicidade

A União Paranaense de Produtores de Leite foi criada nesta semana, durante o Show Rural Coopavel, realizado em Cascavel. A nova entidade surge em meio à crise enfrentada pelo setor e tem como principal objetivo fortalecer a representatividade da classe no Estado.

Em entrevista ao repórter Vitor Manoel, da rádio Onda Sul FM, o vice-presidente da organização, Maciel Comunello, afirmou que a iniciativa nasceu da necessidade de dar voz aos produtores, que há anos enfrentam dificuldades. Segundo ele, os custos de produção, como ração e energia elétrica, seguem em alta, enquanto o preço pago pelo litro do leite registra quedas consecutivas há nove meses.

De acordo com Comunello, muitos produtores estão trabalhando no prejuízo para manter a atividade. Ele relata que, nos últimos anos, houve casos de venda total do rebanho, redução do plantel e até abandono da produção leiteira, atividade que em muitas propriedades é mantida há gerações.

A nova união pretende organizar os pequenos, médios e grandes produtores para cobrar mais transparência na formação do preço do leite, dialogar com indústrias e cooperativas e buscar maior apoio do poder público estadual e federal. “Não somos contra ninguém, somos a favor do produtor”, destacou o vice-presidente, reforçando que o setor não pode continuar assumindo sozinho os riscos da atividade.

Além de representar a categoria no Paraná, a entidade também deve integrar um movimento nacional. Segundo Comunello, outros estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás também estão estruturando suas uniões estaduais. A expectativa é que, futuramente, seja criada uma União Nacional de Produtores de Leite, reunindo as organizações estaduais.

Para os idealizadores, o leite sustenta milhares de famílias e movimenta a economia do interior, sendo fundamental para manter comunidades ativas. A principal bandeira da nova entidade é garantir condições dignas para que os produtores continuem na atividade e assegurem o abastecimento diário das famílias brasileiras.

Publicidade
Publicidade
Publicidade