Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de dezembro de 2021
Rádios

UAPAR recebe concessão de terreno para construção de Clínica Escola

Saúde

por Elvin Santos

REUNIÃO AUTISTAS EXECUTIVO
Publicidade

A União dos Autistas de Palmas e Região (UAPAR), recebeu do executivo palmense na tarde de terça-feira (18), concessão de um terreno para construção da Clínica Escola para atendimento de autistas. Com um mês de atividades, a UAPAR movimentou o poder público e a sociedade. Na segunda-feira durante a sessão câmara, foi aprovado a Lei 01/2020, que institui no município a semana de conscientização do autismo e o dia do Autista, dia (02) de abril.

Segundo o presidente da UAPAR, Rafael Piana, o local onde será o terreno irá ser avaliado pela diretoria da associação e profissionais da área da saúde, devido a uma série de ressalvas que devem ser levadas em consideração por conta da deficiência de quem tem o autismo. O barulho e movimentação em excesso podem agravar a sensibilidade da pessoa autista. A associação também está contando com direcionamento do grupo de apoio a pais e profissionais em Defesa dos Autistas, REUNIDA, que tem como fundadora, Berenice Piana, autora da Lei Federal 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A construção da Clínica Escola deverá se dar através da iniciativa público privada, e contará com atendimentos realizados por profissionais e especialistas do quadro da saúde do município. Conforme o Prefeito de Palmas, Kosmos Panayotis Nicolaou, a clínica deverá receber demandas do da região sudoeste e outras regiões, por ser a primeira a se especializar para atendimentos a pessoas que sofrem com o autismo.

Publicidade