A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exécito Brasileiro, o Serviço Social do Transporte (SEST), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e a Receita Estadual realizaram nesta quarta-feira (12) mais uma etapa da Operação Carga Segura no km 534 da BR 158, perímetro urbano de Pato Branco.

O objetivo principal da Operação Carga Segura é trazer segurança ao trânsito, diminuindo os acidentes e a sua gravidade fiscalizando minuciosamente as condições mecânicas dos veículos de transporte de cargas, uma vez que são responsáveis por 40% dos acidentes graves. Neste cenário vale ressaltar que o estado do Paraná possui a segunda maior frota de veículos de carga do Brasil, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.

Além da fiscalização rotineira e documental, estão sendo vistoriadas as condições dos freios, suspensão, equipamentos obrigatórios, pneus e sistema de direção dos caminhões que trafegavam pela rodovia federal. Durante as ações de fiscalização, os agentes estão contando com o apoio técnico de mecânicos profissionais da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada do Exécito Brasileiro.

Nesta edição participaram ainda, a Receita Estadual do Paraná com o objetivo de realizar a fiscalização da regularidade fiscal das cargas transportadas e o SEST/SENAT efetuando a conscientização e orientação dos condutores.

Fonte/foto: PRF