Devido a excelente aceitação e principalmente para proporcionar maior segurança, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) ampliou as faixas de retenção exclusivas para motociclistas nos semáforos. O projeto foi iniciado em 2018. No momento duas novas vias foram contempladas, a avenida Antônio de Paiva Cantelmo e rua Tenente Camargo (proximidades do Banco Itaú). A implantação das faixas é realizada em vias de sentido único.

A faixa de retenção evita que os motociclistas permaneçam entre os veículos, tornando-os mais visíveis no trânsito e minimizando os riscos de acidentes. Outro fator refere-se ao momento de arrancada na abertura do semáforo, que é realizada de maneira mais ágil pelas motos, se comparada a outros tipos de transporte.

  • Compartilhe no Facebook

A faixa de retenção evita que os motociclistas fiquem entre veículos

O município de Francisco Beltrão possui mais de 13.500 motocicletas licenciadas no Detran. Nos últimos 10 anos a frota de motos apresentou uma elevação de 55,21%. De acordo com Marilda Galvan, diretora do Debetran, “são necessárias ações permanentes relacionadas a segurança dos motociclistas, bem como de todos os usuários da via, priorizando a vida”. Também informa que as faixas de retenção serão ampliadas para outros cruzamentos e integram as ações do Debetran em comemoração ao dia do motociclista, celebrado neste 27 de julho.

Assessoria