Transcopal anuncia paralisação da oferta do transporte público em Palmas
De acordo com os proprietários, os altos custos e falta de apoio por parte do poder público motivaram a decisão.
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A Transcopal, empresa responsável pela oferta do transporte de passageiros em Palmas, comunicou a paralisação do serviço a partir deste sábado (2). De acordo com os proprietários, os altos custos de operação e falta de apoio por parte do poder público motivaram a decisão.
Ao Jornalismo da Rádio Club FM, os proprietários relataram na tarde desta sexta-feira (1º), que ocorreram sucessivas reuniões com o prefeito municipal nesta semana, onde a concessão de um subsídio para o transporte público foi discutida, mas sem haver um acordo a respeito.
Diante disso, os proprietários decidiram que a partir deste sábado (2) não haverá mais a oferta de transporte pela Transcopal. A situação do transporte público de Palmas foi tema de reportagem da Rádio Club no mês de maio.
Serviço de transporte público de Palmas pode parar a qualquer momento
Segundo os proprietários da empresa, há mais de nove anos não há qualquer contrato com a prefeitura para a concessão do serviço. As últimas tentativas de realização de processos licitatórios foram frustradas e a empresa, para manter a oferta de transporte, ainda que para uma pequena parcela da população, seguiu realizando o trabalho, acumulando prejuízos durante todo este período.
Em média, a empresa comercializa 80 passagens por dia, totalizando em torno de 1,6 mil passagens ao mês, o que gera, aproximadamente, R$ 9 mil em faturamento bruto. No entanto, o custo para manter o serviço de transporte público é mais de R$ 16 mil mensais – um déficit de R$ 7 mil por mês, o que exige que a empresa precise retirar dinheiro de outras atividades, para arcar com os custos do transporte público. Pontuam os proprietários que desde maio, o óleo diesel sofreu ainda sucessivos aumentos de preço.
A proprietária da Transcopal, dona Elza Cesca, em tom emocionado, afirmou que por diversas vezes já foi considerada a possibilidade de suspender o serviço, mas, pela tradição e pelo amor de sua família à atividade, ainda é mantido o serviço. Porém, disse na época que “a situação estava chegando no limite” e a família não garantia a continuidade do transporte público a partir de junho, o que se confirma com o anúncio nesta sexta-feira (1º), com a paralisação das atividades.
Em outubro de 2021, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club apresentou um pedido de informações à prefeitura, sobre a situação do transporte público. Em resposta, a Secretaria de Administração explicou que em 2019 havia sido constituída uma comissão para tratar dos assuntos relacionados ao transporte público municipal.
Após várias discussões e deliberações pela comissão, foi então elaborado um termo de referência, afim de iniciar uma possível licitação para concessão do transporte público. No entanto, a comissão retirou o termo do Departamento de Licitação, sob as justificativas de que estaria sendo discutido a elaboração do Plano Diretor e em seguida, seria elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, “traçando assim as diretrizes necessárias para uma elaboração convicta de um termo afim de garantir a concessão do transporte público municipal, levando em conta a real necessidade do nosso município”.
As discussões em torno do Plano Diretor foram encerradas no final de 2021, com a sanção da Leis pelo Poder Executivo. Segundo a Secretaria de Administração, logo após o término, o Departamento de Urbanismo e Planejamento iniciaria o Plano de Mobilidade Urbana e após a sua conclusão, “a Administração Municipal irá formar uma nova comissão entre os poderes e a sociedade civil, afim de discutir e elaborar um novo termo baseado no plano de mobilidade urbana, garantindo assim informações seguras e concretas, ressaltando a necessidade municipal”.
Em dezembro de 2021, em resposta a indicação feita pela Câmara de Vereadores, referente ao Plano de Mobilidade Urbana, o Departamento de Urbanismo informou que estava elaborando um termo de referência sobre o Plano, para que ele atenda também as demandas especificadas no Plano Diretor Municipal e “juntamente ao Plano de Mobilidade, pretende-se desenvolver plano de outorga para melhoria do transporte coletivo”.
O setor afirmou que o Plano de Mobilidade será elaborado, mas pontua que o processo está sendo conduzido de “forma cautelosa, uma vez que a quantia investida poderá ser alta, evitando assim mau uso do dinheiro público”.
A direção do Campus do Instituto Federal do Paraná informa que, apesar da paralisação do transporte público, o ônibus continuará transportando os alunos da instituição no período da manhã e tarde, por se tratar de uma parceria direta entre a empresa e o IFPR.
*Matéria atualizada em 02 de julho, às 08h37