• Compartilhe no Facebook

Foto: Divulgação.

Quem esteve no Parque do Alvorada (Parque Ambiental Jorge Backes) no sábado (24) pode passar uma tarde diferente aliando conhecimento e lazer. As oficinas ofertadas pela UTFPR atraíram crianças e adultos que viram como a ciência está presente no dia a dia. Os ingredientes e técnicas para fazer bolha de sabão gigante, a transformação do solo em tinta, a tecnologia dos foguetes e drones foram algumas das atrações. O evento também foi alusivo aos 110 anos de UTFPR.

De acordo com a servidora Fábia Felippi, que coordenou a atividade, “o objetivo é estar mais próximo da comunidade, mostrando um pouco do que é a universidade com atividades interativas e de rápida e fácil compreensão. É possível aprender um pouco sobre ciência, em meio a um passeio com os filhos ou a uma corrida de fim de semana”.

A corretora de imóveis, Morgana Araújo, estava no parque com a família e aprovou a iniciativa da UTFPR. “As crianças vão interagindo e vendo o que é a universidade, o que a ciência tem a ver com a rotina e já podem mesmo ir despertando para uma profissão. O projeto da tinta achei muito bacana, é ecologicamente correto, dá para interagir com o experimento e ver a transformação da matéria-prima”,

A ideia de ir até o parque foi dos alunos da universidade sendo que cada grupo buscou e executou os projetos e

  • Compartilhe no Facebook

Foto: Divulgação.

oficinas. O UTF no Parque deve ter uma nova edição ainda neste ano, em um novo local. “Cada parque espalhado em nosso município é frequentado por um público diferente, por pessoas que moram nas proximidades e como queremos beneficiar o máximo de pessoas que conseguimos já estamos trabalhando numa próxima edição, que deve acontecer em breve”, comenta Fábia.

Oficinas presentes na 1ª edição: 

* Geotinta (tinta ecológica) – crianças puderam aprender a fazer e brincar com a tinta feita a partir de solo;

*Gestão de resíduos;

* Bolha de sabão gigante;

* Lave as mãos – com as mãos sujas e vendadas as pessoas lavavam as mãos e se surpreendiam com o resultado (normalmente não lavavam de maneira satisfatória);

*Lançamento de minifoguetes;

*Mostra de drones;

* Realidade virtual;

* Empreendedorismo social;

* Damas e xadrez;

* Recolhimento de resíduos eletrônicos;

*Teatro com sombras.

 

Fonte: Assessoria.