Três startups da região Sudoeste do Paraná foram selecionadas na primeira edição do ano do ciclo de capacitação do programa de aceleração InovAtiva Brasil, realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com diversos órgãos de apoio à gestão, pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores.

EasyLoad e Salva Comida, de Pato Branco, e ServoTicket, de Dois Vizinhos, receberão, durante cinco meses, mentorias individuais e coletivas com executivos reconhecidos no mercado, que orientarão os empreendedores para a gestão de seus negócios. As empresas também farão conexão com possíveis parceiros e investidores e terão prioridade para inscrição nos editais Sesi Senai de Inovação.

Além disso, as startups finalistas do InovAtiva Brasil terão também benefícios nas Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. O MDIC firmou também parceria com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para que as empresas finalistas do InovAtiva tenham acesso ao Programa de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa Inovadora – BNDES MPME Inovadora, que conta com juros reduzidos para os investimentos necessários na introdução de inovações no mercado, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos. Empresas InovAtiva são automaticamente consideradas inovadoras, passando apenas pela análise de crédito para obter o financiamento.

Neste ano, mais de 1,3 mil projetos de todo o país foram inscritos. Do Paraná, 117 empresas candidataram-se, sendo 24 selecionadas. Podem participar startups com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimento de terceiros acima de R$ 500 mil. Outro critério é apresentar uma ideia de negócio inovadora e de base tecnológica.