O Sebrae/PR lançou, neste mês, o novo edital do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, programa que permite o acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia para micro e pequenas empresas. O edital conta com cerca de vinte novos temas para a prestação de serviços.

O Sebraetec conecta prestadores de serviços tecnológicos a empreendedores de micro e pequenas empresas que buscam melhorias em produtos, processos e atividades. Por meio de uma plataforma online, as empresas ou instituições solicitam o credenciamento junto ao Sebrae/PR para a prestação de serviços nas áreas de Design, Desenvolvimento Tecnológico, Sustentabilidade e Produção e Qualidade.

A consultora do Sebrae/PR, Ana Lucia de Sousa, explica que o trabalho oferecido pelo Sebraetec vai desde a elaboração de uma nova embalagem até o desenvolvimento de protótipos, por exemplo.  “Os projetos do Sebraetec mostram que a inovação não é apenas tecnológica e de grande complexidade, mas também faz parte da melhoria de produtos ou de processos que levam a empresa a ter melhor competitividade. Esse é um trabalho que contribui para o crescimento e o aumento de produtividade de uma micro ou pequena empresa”, explica.

Ao todo 148 serviços tecnológicos são oferecidos pelas empresas credenciadas no estado. Deste total, são 20 novos temas, como o Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios, Implantação de Processos de Gestão da Inovação, Melhoria Genética e Biotecnologia, Planejamento Estratégico Tecnológico, Branding, Experiência do Usuário em Ambientes Digitais, Controle e Melhoria de Processos com Conectividade (IoT), entre outros.

As empresas interessadas em realizar a prestação desses serviços podem ser inscrever no site do Sebraetec. Para se habilitar, é preciso apresentar documentos fiscais e comprovações técnicas para demonstrar a capacidade de realização dos trabalhos. É possível se candidatar em uma ou mais áreas de interesse. Atualmente, estão credenciadas quase 400 empresas públicas, privadas, com e sem fins lucrativos.

A consultora explica que o credenciamento é gratuito e que o programa traz grandes vantagens para os prestadores de serviços tecnológicos. “O programa é muito interessante para as empresas porque estimula a criação de um canal de divulgação e geração de novos negócios para as prestadoras de serviços tecnológicos e de inovação, estimulando o ecossistema”, afirma.

O Edital completo e as informações necessárias sobre o programa podem ser conferidas no site do Sebraetec.

 

Da assessoria.