Sábado, 18 de maio, das 8h às 17h, o Calçadão de Francisco Beltrão receberá pela primeira vez o Circuito Hackaton, competição tecnológica onde são apresentadas problemáticas com o tema “Mobilidade Urbana: Transporte Coletivo”. O Hackathon, ou maratona de programação, vêm fazendo grande sucesso no meio da tecnologia. O evento reúne programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers, universitários e profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

“É uma competição tecnológica onde serão apresentadas problemáticas. As equipes são multidisciplinares, onde participam alunos da área de engenharia, da administração, sistema de informação e tem como propósito apresentar soluções para as problemáticas sugeridas. É uma forma de divulgarmos a cultura maker e interagir com a população”, explica Inácio Pereira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec).

Inácio reforça dizendo que “outra premissa básica é despertar nos alunos o interesse pelo empreendedorismo. A partir do momento que eles são desafiados e passam a encontrar soluções para os problemas, podem encontrar investidores, aprimorar esse projeto e até mesmo abrir uma empresa”.

Um dos pontos fortes, avaliado por Inácio, é a interação entre as universidades, onde alunos dessas equipes de diferentes faculdades formando uma equipe. O valor da inscrição dá direito a uma camiseta personalizada, além da alimentação. De acordo com os organizadores, haverá premiação às equipes melhores colocadas. Dois núcleos da Acefb – Sudovalley e Nubetec apoiam o evento, além da UTFPR, Cesul, Unisep, Unipar, Sebrae, Sistema Fiep, CITFBE e Ampernet Telecom.

Da assessoria/Acefb e CITFBE.

  • Compartilhe no Facebook