Prosseguem no município de Coronel Domingos Soares as obras de construção da PCH Foz do Estrela pertencente a Brookfield Energia Renovável, por meio da São Luiz Energética. Todas as obras civis compreendendo terraplenagem, execução de túneis de desvio e de adução, obras em concreto e acabamentos do aproveitamento no Rio Iratim estão sendo desenvolvidas pela QUEBEC Engenharia.

  • Compartilhe no Facebook

Fotos: Quebec Engenharia

  • Compartilhe no Facebook

Túnel de desvio, extensão de 180 metros

O empreendimento terá 29,5 MW de capacidade instalada e duas unidades geradoras. O barramento terá uma extensão de aproximadamente 223 metros. O circuito hidráulico de geração é composto por tomada d’água do tipo gravidade e túnel de adução com extensão de 1.125 m e seção de 6 x 6 metros. A casa de força será do tipo abrigada, sendo a geração obtida por duas turbinas de 14,75 MW cada.

Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão que ligará a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas, sul do Paraná.

A previsão de operação é fevereiro/22. O Ministério de Minas e Energia considerou projeto como prioritário. Com a declaração, o projeto pode emitir debêntures de infraestrutura, que tem incentivos para os investidores. A central hidrelétrica deverá vender 4,6 milhões MW/h (megawatts/hora) à R$ 220,74 cada MW/h.