Nos próximos meses, comunidades do interior de Passos Maia, Oeste de Santa Catarina, estarão conectadas à Internet e telefonia móvel através do projeto Comunidades Rurais Digitais. Numa ação da Secretaria de Estado da Agricultura, o programa SC Rural investirá R$ 5,5 milhões no projeto, desenvolvido, inicialmente em mais dez cidades catarinenses.

Oito torres já foram instaladas em comunidades do interior, algumas já em fase de testes. Após a finalização das instalações, o município deve  aguardar as licenças de operação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, destaca que, com a Internet e telefonia, os agricultores poderão utilizar muitos serviços como comércio eletrônico, ensino à distância, turismo rural dentre outros. Nesta semana, o gerente de tecnologia da informação da Secretaria de Estado da Agricultura, Fabio Luiz Ferri, e o consultor técnico, Marcos Vinicius Vanzin, visitaram os municípios atendidos para verificar as estruturas de telecomunicações, qualidade dos sinais de transmissão entre as torres e a configuração dos sistemas de cadastramento dos usuários e gestão dos conteúdos. Durante os primeiros 24 meses, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria da Agricultura e da Pesca. Após esse período, o município será responsável pelos custos.