A região Sudoeste do Paraná é reconhecida como um dos mais relevantes polos de produção tecnológica do Estado. Esta condição foi alcançada por iniciativas adotadas no município de Pato Branco ainda na década de 1980 e que se espalharam para outras cidades, como Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

A criação do primeiro curso de Processamento de Dados em Pato Branco, foi o pontapé inicial para tornar a cidade um dos maiores polos de tecnologia no Paraná, inspirando outros municípios a seguirem na mesma linha.

  • Compartilhe no Facebook

O presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Paraná), Adriano Krzyuy, em entrevista à Rádio Club de Palmas, destaca o papel das instituições de ensino superior da região na formação de profissionais para a área de tecnologia e, consequentemente, fomentando toda a cadeia produtiva do setor.

Com a região se consolidando como polo de tecnologia, outras cidades também buscam se colocar dentro desse cenário. Um exemplo é Palmas, que conta com iniciativas isoladas através de projetos desenvolvidos pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e que tem pretensões, a partir da sociedade e do setor acadêmico, de integrar esse polo.

Para Krzyuy, inicialmente é necessário encontrar as vocações do município, para que essas atividades fomentem o desenvolvimento de novas tecnologias que irão potencializar as bases econômicas da região. “Para isso é necessário aliar a universidade, a iniciativa privada e, obviamente, com vontade política por parte do poder público”, considerou.

A entrevista com o presidente da Assespro Paraná está disponível em formato podcast no player abaixo, no Spotify, no Google Podcasts ou no Radio Public. Assine ou siga o podcast da Rádio Club para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O que são podcasts?

São materiais produzidos em áudio, semelhantes a um programa de rádio. A diferença é que eles ficam disponíveis para que o consumidor escute quando quiser, seja em um site, numa plataforma de música ou num aplicativo exclusivo para podcast no celular.