Procurando criar uma nova imagem junto aos empreendedores de startups e entrar de vez nos negócios digitais, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza na próxima quinta-feira (22) em Pato Branco, Sudoeste do Paraná, e em mais 46 cidades de todo o país, o Startup Day, o seu primeiro evento nacional voltado exclusivamente para o setor.

O objetivo é aproximar empreendedores e investidores, fomentando o ecossistema de inovação no Brasil. No evento também será apresentada a experiência SebraeLikeaBoss de atendimento às startups nos estados. Em Pato Branco, a programação será desenvolvida no auditório da Fadep, com um bate-papo com Ricardo Moraes, executivo do Cabify, aplicativo que presta serviços de transportes, a partir das 19h30.

Além da troca de experiências entre atuais e futuros empreendedores, o Sebrae busca traçar um mapa sobre o empreendedorismo digital no país, levantar um banco de dados com as características desses negócios e empresários e com base nessas informações, lançar ações específicas à médio e longo prazo.

A primeira delas será a estruturação de um fundo de investimento gerido pelo próprio Sebrae para empresas de startup e de alta tecnologia. Esse fundo, que está em fase final de planejamento, deve atender negócios que necessitam de recursos seja para lançamento ou para o desenvolvimento de projetos. A meta do Sebrae é finalizar a construção da proposta ainda neste segundo semestre para iniciar a operar os recursos já no início de 2017.

Ainda não foram definidos os valores que irão compor o novo fundo. O que se sabe é que ele vai operar unicamente com os recursos das instituição e que de alguma forma já são destinados aos programas ligados à área de inovação. O principal deles, o Sebraetec, conta em 2016 com um orçamento de R$ 191,7 milhões.

Saiba mais sobre a programação do Sebrae Startup Day