A Secretaria de Saúde de saúde de Palmas, sul do Paraná, utilizará robôs para identificar necessidades oftalmológicas dos trabalhadores, estudantes e a da população em geral.  Três Adam Robo chegarão ao município através de uma ação do governo municipal e entidades do Sistema S.

Conforme o Secretário, Flávio Silva Possetti, através da Secretária Municipal de DesenvolvimentoEconômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabiola Lazzaretti Delavy, foi possível viabilizar a aquisição dos equipamentos que serão utilizados pela Secretaria de Educação para avaliação de visão dos estudantes da rede municipal. Um dos robôs será destinado aos trabalhadores da indústria e comércio e outro será levado a diversos pontos de atendimento aos usuários do SUS.

Explicou Possetti que a proposta é utilizar o equipamento para potencializar o trabalho do médico oftalmologista funcionando como uma triagem, já que é capaz de gerar um relatório de todos os sintomas, o que colabora com a resolutividade pelo profissional, recentemente contratado pelo município.O teste dura cerca de 5 minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo.

  • Compartilhe no Facebook

Criador do equipamento que serão utilizados em Palmas para avaliar acuidade visual, Juliano Santos. Foto: Prefeitura de Curitiba.

Conforme Juliano Santos, criador do Adam Robo, o equipamento traz figuras para pessoas não alfabetizadas e letras para pessoas alfabetizadas.  Os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados por meio de um aplicativo. O sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code.

A primeira versão do Adam Robo é fabricada e comercializada em Curitiba, onde já foi testada em Mutirões da Cidadania da Prefeitura que oferecem exames gratuitos para a população. Novas versões já estão sendo desenvolvidas.

O Imagine Cup – competição e um programa de tecnologia para estudante global que fornece oportunidades para os estudantes estimula ideias inovadoras com soluções para problemas mundiais, e selecionou o Adam Robo para concorrer com outros 12 projetos do Brasil, Argentina, Chile e México a uma vaga na final mundial da competição.