A Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, lançaram cinco Chamadas Públicas, disponibilizando mais de 3 mil bolsas e recursos para projetos de pesquisa. Todas as instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos do Estado poderão participar da seleção.

Através do Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, serão ofertadas 1,7 mil bolsas de incentivo a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

Outras mil bolsas serão disponibilizadas pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social: Pesquisa e Extensão Universitária. O programa busca promover a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária direcionadas a temas de interesse social e favorecer o acesso e a integração dos estudantes que ingressam no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais.

Os recursos serão destinados, ainda, ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação, ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Serão destinados, também, ao Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada que, além de ofertar bolsas de pesquisa, tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio de apoio financeiro para projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Os editais e as informações sobre prazos para submissão de projetos podem ser encontrados no site da Fundação Araucária.