• Compartilhe no Facebook

Fotos: Karoline Fogaça

Desenvolvido inicialmente para despertar noções de educação financeira nos alunos da rede municipal de ensino, o projeto Empreende Bituruna passa para uma nova fase, agregando também a tecnologia.

O aplicativo PoupeUp é a grande novidade nas escolas do município sul paranaense. A ferramenta, desenvolvida a partir de uma maratona de programação, foi lançada no final do mês de março e deverá ser utilizada por 1.600 alunos.

  • Compartilhe no Facebook

O Empreende Bituruna teve inicio por meio da entrega lúdica dos materiais escolares aos alunos das escolas municipais. Cada estudante recebeu “Biturunecas”, dinheiro fictício para “comprar” os materiais, estimulando a disciplina financeira, o cuidado com os bens adquiridos e mecanismos de troca, como forma de incentivo à formação de jovens empreendedores.

A partir de então, surgiu a ideia de criar um banco virtual para os estudantes realizaram suas compras. O aplicativo PoupeUp foi desenvolvido por estudantes da Uniguaçu (Centro Universitário Vale do Iguaçu), que venceram o I Hackathon Bituruna, realizado em outubro do ano passado.

Agora, os estudantes poderão utilizar o aplicativo em dispositivos móveis e em computadores nas escolas. Com a tecnologia, a intenção é trabalhar conteúdos como empreendedorismo, educação financeira e inovação.