Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de outubro de 2021
Rádios

Surgem as primeiras azeitonas em campo experimental do IAPAR em Palmas

Agricultura

por Ivan Cezar Fochzato

oliveiras1
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Surgem as primeiras azeitonas em campo experimental do IAPAR em Palmas

Implantado nos últimos meses do ano passado, o projeto de cultivo de oliveiras já permitiu as primeiras azeitonas no estação Experimental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/Emater em Palmas.  Uma área de 1400 metros está sendo utilizada no experimento. Duas variedades são cultivadas: Coroneique, originária  da Grécia e a Arbequina, da Espanha. Em parceria pública/privada, a proposta visa integrar a agricultura, renda e meio ambiente. 

O projeto é uma iniciativa do Coordenador do projeto ambiental Proteja Uma Nascente, Edson Luiz Ferreira Kemes. O vereador apresentou e teve aprovada uma Lei na Câmara visando incentivar o plantio de oliveiras no município. Antes disso fez pesquisas no Rio Grande do Sul para conhecer as  cultivares.

[Grupo RBJ de Comunicação] Surgem as primeiras azeitonas em campo experimental do IAPAR em Palmas

O plantio e o trabalho de pesquisa é conduzido pela equipe do IAPAR. Segundo gerente da unidade, Wilson Schveiczrski, o trabalho visa validar as duas variedades e criar um pacote tecnológico para a cultura, e assim recomendar aos produtores. As oliveiras tem um prazo de três anos para atingir a totalidade da capacidade produtiva entre 25 e 40 kg por planta.

Apesar deste tempo, Kemes comemorou o surgimento dos primeiros frutos. “É um motivo de felicidade o projeto das oliveiras estar produzindo a primeiras frutinhas, disse ele.  Relatou que aguarda o resultado de um pleito na esfera federal para o incremento e desenvolvimento do projeto.

Publicidade