Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de junho de 2021
Rádios

Sulina tem situação de emergência hídrica reconhecida pelo Governo Federal

Muitos produtores rurais do município estão sofrendo com a escassez de água.

Meio Ambiente

por Edson Zuconelli

Sulina-PR
Foto: Assessoria.
Publicidade

O Governo Federal reconheceu na última segunda-feira (07), através da portaria nº 1102, a situação de emergência do município de Sulina, sudoeste do Paraná, que tem sofrido com a estiagem e, consequentemente com pouca disponibilidade hídrica. A solicitação de emergência foi feita no dia 20 de maio pelo decreto nº 052/2021.

Com isso, a administração municipal pode solicitar recursos para resposta aos desastres naturais e reconstrução de estruturas públicas danificadas, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e também para ações de recuperação.

Segundo o prefeito Paulo Horn, o município está levando até as propriedades cerca de 60 mil litros de água por dia com caminhão pipa. Entre as comunidades mais afetadas com a estiagem estão o Queixo D’Anta e Linha Jardim. A Sede Ouro possui um sistema de poço artesiano e uma fonte de água protegida, porém, tendo a necessidade o abastecimento será feito com caminhão pipa.

Paulo destacou que já está sendo providenciando a aquisição de mais um tanque para que a cidade tenha dois caminhões para atender as propriedades.

Publicidade