Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Sulina sedia Encontro Decanal da Pastoral Familiar

Reflexão sobre a preparação para o Matrimônio e o Batismo.

GeralReligião

por Luiz Carlos

pf1
Publicidade

Aconteceu no dia 4 de julho, às 19h, na Paróquia Sagrada Família, município de Sulina, reunião da Pastoral Familiar do Decanato de São João. Com o intuito de unificar as atividades desenvolvidas e que cada Paróquia consiga ter um grupo de Pastoral Familiar para atender as necessidades das famílias.

Conforme Cleito e Adivânia, (Casal Coordenador), o Decanato está buscando caminhar em conformidade com o que é proposto: “Estivemos reunidos para promover a unidade e assim fazer com que as atividades pastorais aconteçam de acordo com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Comissão Episcopal Vida e Família.” Seguindo as orientações do Diretório, faz-se necessário o entendimento de que as preparações para o Matrimônio e para o Batismo são tarefas dos agentes da Pastoral Familiar: “Precisamos realizar esses encontros de maneira personalizada, pois isso possibilitará a criação de vínculos dos agentes, representantes da Igreja, com as famílias e suas realidades.”

Justifica a coordenação que cada Paróquia tem suas especificidades, porém, como agentes da Pastoral, juntos com os párocos, deve-se organizar da melhor forma, buscando chegar o mais próximo possível dos materiais disponíveis para essas preparações, deixando de lado a ideia de curso.

“Atualmente, a proposta é seguir um guia, um itinerário para evangelizar as famílias, buscando inseri-las em alguma pastoral, que elas sintam a importância em participar da comunidade. A Pastoral Familiar acompanha a família no seu caminho, no seu desenvolvimento e crescimento”, destacam Cleito e Adivânia.

A Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evangelização da família para que, educada no amor, ela possa cumprir, entre outros, seus deveres gerais: a formação de uma comunidade de pessoas; o serviço à vida; a participação ativa no desenvolvimento da sociedade; e a participação na vida e na missão da Igreja (FC 17)

Publicidade
Publicidade
Publicidade