Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de setembro de 2021
Rádios

Sínodo dos Bispos: Vaticano divulga documento preparatório para a fase de escuta às igrejas locais

Palmas-Francisco Beltrão está sendo representada nesse processo sinodal através de uma comissão diocesana

Religião

por Angela Maria

2
Publicidade

A Secretaria Geral do Sínodo publicou o Documento Preparatório e o Vade-mécum para indicar as diretrizes sobre as quais o caminho do Sínodo sobre a Sinodalidade será orientado. O Sínodo será solenemente aberto em 9-10 de outubro em Roma e em 17 de outubro nas Igrejas particulares, e será concluído com a Assembleia dos Bispos no Vaticano em 2023.

O documento pretende ser sobretudo “um instrumento” para facilitar a primeira fase de escuta e consulta do Povo de Deus nas Igrejas particulares, que começará em outubro de 2021 e terminará em abril de 2022. Enquanto o Vade-mécum é concebido como “um manual” que oferece “apoio prático” aos referentes diocesanos para preparar o Povo de Deus. Inclui orações on-line, exemplos de Sínodos recentes, um glossário de termos para o processo sinodal. “Não um livro de regras”, mas, “um guia para apoiar os esforços de cada Igreja local”.

Diocese

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão está sendo representada nesse processo sinodal através de uma comissão composta por padres, religiosas e lideranças pastorais, sob a coordenação do Pe. Vagner Raitz (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora).

Publicidade
Publicidade

Ele falou com detalhes sobre o processo com a repórter Angela Maria:

Luiz Carlos Bittencourt – assessor de comunicação – pascom diocesana

Publicidade