Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de janeiro de 2021
Rádios

Setor de Saúde acompanha evolução de casos do coronavírus em Palmas

Saúde

por Guilherme Zimermann

analise coorte – 23-06-page-001
Publicidade

Em pouco mais de uma semana, o município de Palmas apresentou crescimento de quase 150% no número de casos de coronavírus. De acordo com boletim desta terça-feira (23), são 29 confirmações no município.

Apesar do aumento, o setor de saúde avalia que a chamada contaminação comunitária, que acontece dentro do próprio município, ocorre de forma controlada, uma vez que a ampla maioria dos pacientes confirmados possuem histórico de viagens a diversas localidades. “O que percebemos é uma grande movimentação das pessoas para regiões como a capital do Estado, Oeste, Estremo-Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina”, considerou a enfermeira Marília Forest, integrante do Comitê Gestor Operacional da Covid-19 (CGO).

Em gráfico elaborado pelo setor, é possível perceber a evolução dos casos em Palmas. Conforme a enfermeira, a primeira confirmação ocorreu em 19 de março, passando por um longo período sem novos registros, que vêm sendo confirmados nas últimas semanas, o que é considerado natural e já era previsto pelos órgãos de saúde. “A nossa curva de contágio está evoluindo de forma gradual e achatada, o que nos permite oferecer atendimento amplo a todos os pacientes”, avaliou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Setor de Saúde acompanha evolução de casos do coronavírus em Palmas

Segundo o CGO, a curva acentuada no número de casos descartados ocorre pela maior busca das pessoas em realizar exames, tanto no âmbito público, como também através de laboratórios particulares.

Publicidade
Publicidade

Salienta Forest, que a Secretaria de Saúde tem atuado em diferentes campos, principalmente junto a empresas e indústrias do município, para que haja o controle e monitoramento de ações, no sentido de evitar o chamado “pico de contaminação”, quando ocorre um crescimento abrupto no número de registros. Ouça no player abaixo:

Publicidade