“Nós sabemos que o vírus é contagioso, mas o amor também é contagioso”, afirma a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa no Paraná, Irmã Ketty Folli

A Pastoral da Pessoa Idosa no Paraná atende mais de 40 mil pessoas idosas. São quase 5 mil líderes voluntários em todo o Estado, que se dedicam ao trabalho de acompanhar e cuidar dos idosos, a fim de que vivam de forma mais digna e não se sintam abandonados.

A principal atividade da Pastoral é o acompanhamento dos idosos, por meio da visita domiciliar, onde estimulam a prática de atividades físicas, os bons hábitos na alimentação e hidratação, verificam se as vacinas estão em dia, especialmente contra a gripe e a pneumonia, orientam quanto a prevenção de quedas, identificam problemas de saúde comuns para a idade e encaminham às unidades de saúde. Além desses cuidados, a visita domiciliar é ocasião para levar carinho e afeto aos idosos, que muitas vezes sofrem de solidão.

Com a pandemia do novo Coronavírus, que recomenda o isolamento social, especialmente, para os idosos, que são um grupo de risco, a Pastoral da Pessoa Idosa precisou adaptar sua forma de atuação. A proximidade física, que antes era um dos elementos essenciais nessa Pastoral, precisou ser resignificada. Por isso, tanto para os idosos atendidos pela Pastoral quanto para os líderes que estão na faixa de risco, a recomendação é seguir as orientações das autoridades sanitárias e ficar em isolamento social.

Nesse cenário, as lideranças da Pastoral da Pessoa Idosa continuam a atender e acompanhar os idosos, mas agora, especialmente, por meio de ligações, vídeo chamadas e pelas redes sociais. “Nós sabemos que o vírus é contagioso, mas o amor também é contagioso”, afirmou Irmã Ketty Folli, coordenadora regional da Pastoral. Além do atendimento remoto, a Pastoral tem produzido pequenos vídeos para animar o trabalho dos líderes e também dos idosos. “Temos a certeza que essas novas formas de trabalho criativo, como quer o nosso Papa Francisco, podem curar a solidão e até salvar vidas”, disse Irmã Ketty.

Diocese

Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha 5.475 idosos, através de 514 líderes, em 24 paróquias, informou a coordenadora Diocesana Jandira Bortolini.

AÇÕES QUE PODEM AJUDAR

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook

Luiz Carlos Bittencourt: assessor de imprensa/pascom diocesana – fonte: (Karina de Carvalho – Assessora de imprensa da CNBB Sul 2)