O boletim epidemiológico divulgado neste sábado(28) pela Administração Municipal de Francisco Beltrão registra 21 casos suspeitos de coronavírus. Destes, 13 continuam sem o retorno do exame, oito foram descartados e ainda nenhum caso registrado de COVID-19.

A única novidade é sobre o decreto emitido no final da tarde desta sexta-feira (27), onde o prefeito Cleber Fontana informou que a partir da próxima segunda-feira(30), o comércio e prestadores de serviço de Francisco Beltrão estão autorizados a funcionar novamente, com restrições.

“A principal recomendação é que as medidas de prevenção se mantenham. Também é preciso evitar aglomerações de pessoas nestes estabelecimentos”, recomenda o prefeito.

O prefeito explicou que as aulas nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) permanecem suspensas, assim como a gratuidade no transporte coletivo. Todo tipo de evento que resulta na aglomeração de pessoas também permanece suspenso. Outra decisão é manter somente expediente interno na prefeitura na próxima semana, assegurando os serviços essenciais.

Por fim, mesmo com a flexibilização, a principal recomendação, de acordo com o prefeito, é que as pessoas circulem somente quando houver extrema necessidade e os mais vulneráveis ao vírus, como os idosos, devem permanecer em casa.